Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

AGRO & ECONOMIA Segunda-feira, 11 de Novembro de 2019, 05:45 - A | A

Segunda-feira, 11 de Novembro de 2019, 05h:45 - A | A

Além de boas respostas: 9 atitudes para evitar durante a entrevista de emprego

IG Economia

entrevista arrow-options
shutterstock
Na entrevista de emprego é necessário observar atitudes e gestos, além das respostas

Você se preparou, tinha todas as respostas na ponta da língua, saiu da entrevista de emprego confiante, mas não ficou com a vaga. O que pode ter dado errado? Talvez uma atitude.

Segundo a gerente sênior da Catho, Bianca Machado, a entrevista é um dos momentos mais importantes do processo seletivo e serve para que o recrutador, que já conhece a trajetória profissional do candidato pelo currículo, de observar "aspectos comportamentais". 

Melhor não: 4 perguntas que nunca devem ser feitas em uma entrevista de emprego

Ela afirma que o recrutador "observará aspectos comportamentais , que envolvem desde o conhecimento técnico e postura do candidato, até vestimenta", explica.

Por essa razão, na hora de entrevista de emprego, é importante observar também pequenos gestos que podem ser decisivos na hora de garantir quem ficará com o emprego.

Bianca Machado seleciona nove atitudes e gestos que devem ser evitados na hora do encontro com o recrutador.

5 frases que não devem ser ditas nunca em uma entrevista de emprego

Atitudes

1- Utilizar a roupa inadequada

Segundo Bianca Machado, um candidato antenado com a empresa em que pretende trabalhar deve pesquisar o dress code adotado, ou seja o tipo de roupa utilizado pela maioria dos empregados da empresa.

"No que se refere à vestimenta, é importante conhecer em que segmento a empresa atua,
como uma forma de nortear quão formal ou informal ela é em relação ao visual. Na dúvida,
aposte sempre em combinações que transmitam credibilidade e seriedade profissional", aconselha Bianca

2- Falar muito ou falar pouco

entrevista de emprego arrow-options
shutterstock
Evite exageros: nada de falar muito, nem pouco durante a entrevista de emprego

Para a gerente, é "fundamental" encontrar um equilíbrio na hora de responder cada questionamento. A ansiedade ou a insegurança podem atrapalhar essa boa dosagem. "Perceba os sinais que o recrutador te dá ao longo da entrevista", afirma a especialista.

"Se após você responder uma pergunta o recrutador fizer um novo questionamento para entender melhor a situação exposta, isto pode significar que está falando com pouco nível de detalhe" acrescenta.

5 dicas de ouro para se dar bem em uma entrevista por vídeo

Outra dica de Bianca é é responder apenas o que lhe for perguntado. "Apesar de muito básico, muitos candidatos erram ao se explicarem demais, indo muito além do questionado", diz.

3- Não conhecer a empresa ou a área de negócio em que a empresa atua

Para a gerente da Catho, o candidato deve conhecer missão, valores, clientes, áreas de atuação da empresa  que está contratando. "Saber estas informações não é importante, é essencial!", ressalta.

Para ela, mesmo quando o recrutador não questiona os conhecimentos do candidato sobre a empresa, é importante tomar a atitude e "usar esse espaço de forma espontânea", avalia.

"Afinal, você não deve estar interessado apenas na vaga, mas deve se identificar minimamente com a empresa. A única forma do recrutador perceber que se identifica e que, realmente, gostaria de trabalhar lá é quando você é capaz de fornecer estas informações na entrevista", explica Bianca.

4- Não fazer perguntas

Segundo Bianca Machado, ter "poucas perguntas na manga" ajuda o candidato a demonstrar interesse pela empresa e também confiança. "É, também, a oportunidade que tem para demonstrar todo o seu interesse e avaliar se esta vaga, realmente, é para você", acrescenta. 

Ela lembra que "o momento da entrevista não é um interrogatório". "A entrevista deve ser algo leve, no qual o recrutador avalia se o seu perfil está adequado", avalia.

Comunicação não verbal

5 - Evitar o contato visual 

entrevista arrow-options
shutterstock
Olho no olho passa segurança durante entrevista de emprego

O olho-no-olho diz muito, segundo Bianca. "Olhar para baixo o tempo todo ou desviar o olhar pode demonstrar desinteresse", afirma a gerente. Ela explica que o ideal é prestar atenção na pessoa com quem você está secomunicando,  e que o olho-no-olho transmite sinceridade.

6 - Movimentos negativos com a cabeça

Bianca avalia que balançar a cabeça para os lados é conhecidamente um gesto de
negativa e em contatos profissionais deve ser evitado, a não ser que a mensagem seja mesmo
uma negativa.

7 - Expressões para se evitar

entrevista arrow-options
shutterstock
Cuidado com as expressões faciais, ela podem transmitir mensagens na entrevista de emprego

Semicerrar os olhos ou franzir a testa deixa uma pessoa com baixa receptividade ou demonstra não entendimento de algo, segundo a gerente da Catho. "O ideal é sempre deixar o rosto o mais relaxado possível acompanhado de um leve sorriso", ensina.

30 perguntas 'inacreditáveis' feitas em entrevistas de emprego: como responder?

8 - Nada de pernas e braços cruzados

Resistência, proteção, não aceitamento de algo, é essa a mensagem que braços e pernas cruzadas podem passar, segundo Bianca. "O ideal é manter braços ao lado do corpo e pernas cruzadas apenas quando sentado", aconselha.

9 - Postura desleixada

"A postura é super importante para demonstrar seriedade, interesse e receptividade", diz Bianca. Para ela, manter as costas eretas, sentado ou em pé, cabeça erguida e  um bom alinhamento entre pernas e braços é o melhor cartão de visitas para um profissional.




Fonte: IG Economia