Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

AGRO & ECONOMIA Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2019, 14:37 - A | A

Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2019, 14h:37 - A | A

Com alta da carne, produção de ovos de galinha bate novo recorde no Brasil

IG Economia

Agência Brasil

popó arrow-options
shutterstock
Alta do preço da carne eleva produção de ovos de galinha no Brasil, segundo IBGE

A produção de ovos de galinha no país atingiu a marca de 964,89 milhões de dúzias no terceiro trimestre deste ano. Essa foi a maior produção trimestral do item desde o início da série histórica da pesquisa, em 1987.

Leia também: Carne atinge maior preço em 30 anos no Brasil com alta de exportações para China

De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção superou em 0,7% o recorde anterior, que havia sido registrado no segundo trimestre deste ano, e em 4,3% a produção do terceiro trimestre de 2018.

A explicação, segundo o instituto, é a alta do preço da carne , que leva a população a buscar substituições, o que aumenta a demanda e consequentemente a produção de ovos de galinha.

No terceiro trimestre deste ano, também foram registradas altas nos abates de bovinos, suínos e de frangos. O abate de bois, vacas e novilhos cresceu 7% em relação ao trimestre anterior e 2,1% na comparação com o terceiro trimestre de 2018.

O abate de suínos teve altas de 2,7% em relação ao trimestre anterior e 0,9% em relação ao terceiro trimestre de 2018. Já o abate de frangos cresceu 3,3% na comparação com o segundo trimestre deste ano e 3,1% na comparação com o terceiro trimestre do ano passado.

Leia também: Ministra contradiz Bolsonaro e afirma que preço da carne não deve cair

Outros produtos pesquisados pelo IBGE são o leite e o couro. O leite industrializado no país cresceu 7,4% em relação ao segundo trimestre e 0,6% na comparação com o terceiro trimestre de 2018. O volume de couro curtido no país teve alta de 3,7% em relação ao trimestre anterior, mas caiu 7,8% na comparação com o terceiro trimestre do ano passado.



Fonte: IG Economia