Sexta-feira, 10 de Maio de 2024

AGRO & ECONOMIA Segunda-feira, 09 de Julho de 2018, 16:54 - A | A

Segunda-feira, 09 de Julho de 2018, 16h:54 - A | A

LIQUIDA CENTRO

Comerciantes de Cuiabá esperam aumento de 30% nas vendas

Karollen Nadeska, da Redação

Divulgação

PERON

Presidente do Sindicato de Comércio, Tecidos, Confecções e Armarinhos do Estado de Mato Grosso (Sincotec), Roberto Peron

Começou nesta segunda-feira (09) o Liquida Centro, um dos eventos mais aguardados em termos de oferecimento de descontos altos na compras de produtos em lojas da região central da Capital.

 

Este ano, especialmente, em que a economia oscila com frequência, devido à crise que se instalou no país, a organização em parceria com entidades do setor comercial, com a Prefeitura e com a Câmara de Vereadores da Capital, espera superar em 30% a mais as vendas, comparado ao ano passado, é o que explica o presidente do Sindicato de Comércio, Tecidos, Confecções e Armarinhos do Estado de Mato Grosso (Sincotec), Roberto Peron. “Nós esperamos que seja em 30% maior em relação ao ano passado”, destaca. 


A abertura da 12ª edição foi realizada na manhã desta segunda-feira (9) na Praça Alencastro, onde contou com a presença de autoridades, convidados e muitos policiais que farão a segurança nos dias da grande campanha. O evento terá duração de uma semana e iniciará todos os dias das 8h às 20h. Apenas no sábado (14), que é a data de encerramento, o expediente fechará mais cedo, às 18h.


Para o presidente do Sincotec, duas grandes novidades devem movimentar e favorecer o mercado da capital neste primeiro semestre, haja vista que também não deixará de ser uma excelente oportunidade para os consumidores locais terem acesso a preços mais baixos.


“A novidade é o maior número de empresas que entraram no processo, são 200. Então tendo mais empresas maior o movimento e também por conta da Expoagro que esse ano não irá acontecer, o que pode favorecer, aliados a necessidade dos clientes comprarem produtos mais baratos, aproveitando as oportunidades, principalmente nos dias de hoje em que as empresas encontram-se em recessão, as pessoas estão economizando mais dinheiro”, explica.


Além da mega operação e estrutura montada para garantir a segurança do público local, o Liquida Centro contará com um espaço Kids à disposição da criançada e estacionamento rotativo, para quem quiser mais comodidade.


Outro fator atrativo e que mexe diretamente no bolso do consumidor são os descontos especiais, atingindo a porcentagem de 70% sobre o valor original. Segundo Peron, a expectativa é que o setor de confecções e calçados saia na frente na disputa de comercialização dos produtos mais procurados, em razão da alta demanda e da preferência do público.


“Os mais comuns são confecções e calçados, depois vem os eletroeletrônicos, eletrodomésticos, mas de tudo tem um pouco. Porém, os mais procurados são na área de confecções e calçados”, informa.


O evento que há anos já faz parte do calendário oficial do município, visa ainda em seu planejamento gerar empregos através das contratações temporárias, que se iguala ao período do Natal.


“Normalmente as empresas de grande porte acabam contratando funcionários a mais para o período. As empresas pequenas também, contratam um ou dois para ajudar. Não dá para mensurar o número ainda, mas a gente está preparando uma pesquisa para saber a quantidade de empregos que geram. Este evento equipara ao segundo Natal do ano, dobraria a venda em duas vezes o valor das vendas normal mês a mês, dobra ou triplica praticamente”, afirma Peron.


Apesar do otimismo para as vendas baratas, o presidente do Sincotec admite preocupação em relação à economia de modo geral, que segundo ele está “estagnada” e impacta diretamente no comércio local.


“A economia está estagnada. Nós temos alguns meses que não têm crescimento nenhum, estamos parados mesmo. Desde 2008 para cá ela caiu muito, praticamente nossa economia do estado e da capital está em queda alguns anos”, finaliza.