Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

CIDADES Sexta-feira, 19 de Julho de 2019, 15:32 - A | A

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019, 15h:32 - A | A

TRÂNSITO CAÓTICO

Concessionária troca tubulação de água no bairro do Porto em Cuiabá

O Bom da Notícia

Saem de cena tubulações antigas, de cimento amianto, e entram em operação novas redes, de PVC, apropriadas ao transporte de água, mais resistentes e duradouras. Esta é a situação pela qual passa, atualmente, a rua Feliciano Galdino, no bairro Porto, em Cuiabá.

 

No total, 1.460 metros de redes serão instalados na região. O trabalho, iniciado pela Águas Cuiabá no último mês, tem conclusão prevista para outubro de 2019 e consiste numa importante melhoria no sistema de abastecimento de água da cidade. 

 

Desde que assumiu os serviços de saneamento da capital, a Águas Cuiabá segue um cronograma de substituição das redes de abastecimento em todo município. Dentro deste planejamento, a região central necessita ser priorizada, em razão da idade das redes em operação. 

 

Na rua Feliciano Galdino, os trabalhos se concentram, neste momento, nos trechos situados entre a rua Mário Correa e Avenida Barão de Melgaço. A obra será realizada em duas etapas e o investimento será de R$ 530 mil. “As redes da região central foram instaladas há mais de 40 anos e com o tempo passaram a apresentar muitos problemas, dentre os quais vazamentos que impactam o abastecimento aos moradores da região. 

 

Iniciamos essa obra como medida definitiva para a comunidade local, o que resultará na melhoria dos serviços prestados”, afirma a diretora de gestão da Águas Cuiabá, Cristiane Schwanka. 

 

A gestora reforça, ainda, que as obras também integram o plano de controle e combate às perdas, importante aspecto de eficiência operacional. Anteriormente à obra, as unidades consumidoras da região estavam ligadas diretamente à adutora, situação que provocava frequentes rompimentos. 

 

O novo projeto, executado em conformidade com as normas de engenharia, contempla, além de uma nova adutora (tubulação de grande porte), a instalação de redes de menor porte que fazem a conexão da adutora com as unidades consumidoras. 

 

A primeira etapa do trabalho termina neste sábado (20.07). Na segunda-feira (22), a concessionária inicia a segunda etapa das obras com a instalação de 680 metros da nova adutora. Durante as obras, a rua será interditada em meia pista sendo que a gestão do tráfego de pedestres e veículos é feita em parceria com a Secretaria de Mobilidade de Cuiabá (Semob).

 

“O prazo de execução das obras nesse local é um pouco mais extenso pois estamos mudando a forma de abastecimento dessa região, medida que requer tempo para testes e ajustes no sistema”, pontua Cristiane, ao enfatizar que cada trecho aberto no decorrer das semanas tem sido devidamente recomposto e pavimentado nas sextas-feiras.