icon Sexta-feira, 24 de Maio de 2019

CIDADES - A | + A

CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTRATOS 25.04.2019 | 11h:00

Congresso em Cuiabá promete ensinar como identificar erros em licitações

Por: Alexandra Freire - O Bom da Notícia

(Foto: Assessoria)

Congresso.jpg

 Rodrigo Rodrigues Barbosa, diretor presidente da empresa Atrea e Guilherme Carvalho,  doutor em Direito Administrativo, especialista em licitaçoes e contratos

Após Cuiabá ter sido escolhida para ser uma das cidades sedes dos jogos da Copa do Mundo de 2014, pouco tempo depois a capital mato-grossense se tornaria um verdadeiro canteiro de obras, para viabilizar mais mobilidade e modernidade, à cidade que receberia diversos turistas por conta do campeonato mundial.

 

Boa parte dessas obras ou estão paralisadas ou empacadas por conta de desvio de dinheiro, ou seja, corrupção ou devido aos excessos de gastos públicos

Boa parte dessas obras ou estão paralisadas ou empacadas por conta de desvio de dinheiro, ou seja, corrupção ou devido aos excessos de gastos públicos.

 

Todo este processo que vem causando, ainda hoje, debates acalorados; em particular as obras paradas, com destaque para o VLT, foi pauta nesta terça-feira (23), do 3° Congresso Brasileiro de Boas Práticas em Contratos e Compras Públicas, no restaurante Coco Bambu.

 

O evento é realizado desde 2017 pela Academia de Treinamento e Ensino Avançado (Atrea). Este ano será realizado no mês de junho nos dias 17, 18 e 19, em Cuiabá.

 

O congresso tem como objetivo fortalecer e colaborar administrativamente - por meio de palestras e oficinas -  com  a gestão pública. As palestras serão ministradas por profissionais que estão no topo da cadeia das compras públicas. A programação oferece ainda talk show, painéis e workshops.

 

Rodrigo Barbosa, diretor presidente da Atrea  e que organiza o Congresso, informa que o evento trará benefícios para gestão pública, uma vez que técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU), do Ministério Público Federal e da Controladoria Geral da União, vão treinar e capacitar os gestores para identificar fraudes em uma licitação para que não só iddentifiquem, mas sinalizem para que se tenha formas de penalizar.

 

“Esse evento vem de encontro realmente com a necessidade da população. Porque o objetivo é mesmo identificar fraudes em uma licitação, o que deve ser feito e como penalizar são passos importantes. Assim, acho que é muito importante treinar os gestores de contratos de contas públicas. Ao todo , serão 18 oficinas, com ênfase no combate à corrupção”, disse Barbosa ainda citando exemplo das diversas obras prometidas para copa, mas que se tornaram verdadeiros gargalos para sociedade.

 

O advogado Guilherme Carvalho que é um dos palestrantes disse ao O Bom da Notícia, que cerca de 80% dos processos por improbidade administrativa estão relacionados às fraudes em licitação e excesso de gastos com dinheiro público.

 

“Buscar esforços na busca de um Estado mais eficiente, menos promíscuo e usar a contratação pública como instrumento de combate a corrupção. Esse é o objetivo”, diz Guilherme ao explicar o mote de sua palestra.

 

Ele também alertou sobre o fato de Cuiabá não estar, na época, preparada para receber um evento do porte da Copa do Mundo.

 

“A questão de programação contratual é algo que muitas vezes se deixa passar. Sem menosprezo a cidade de Cuiabá , mas devemos tratar os fatos com realidade. Havia unanimidade contra algumas cidades que não conseguiriam suportar esses eventos, Cuiabá estava entre elas como ainda cidade de Natal e Manaus, essas três cidades tiveram problemas e continuam tendo e eles só aumentam”, conclui Guilherme.

 

Sobre o evento

 

O Congresso Brasileiro de Boas Práticas em Contratos e Compras Públicas é uma iniciativa que pretende atualizar os agentes públicos que lidam com compras governamentais das boas práticas para enfrentar o desafio da corrupção no país.

 

Com programação em nível nacional, a segunda edição do congresso aconteceu no município de Bonito - MS, e foi sucesso de público e crítica e, em 2019, não será diferente. A capital mato-grossense foi a escolhida para sediar a 3ª ediçãoentre os dias 17 a  19 de junho de 2019.

 

Esta é uma grande oportunidade para se fazer networking, atualizar-se sobre os processos de contratação pública e compartilhar conhecimento entre profissionais da área. Diversas autoridades reconhecidas nacionalmente estarão presentes em apresentações que se dividem entre palestras, workshops, Talk show e laboratórios, compartilhando seus conhecimentos e experiências.

 

Serão três dias de pura imersão e você é o nosso convidado para viver uma nova experiência em eventos de compras públicas.

 

Veja o vídeo sobre o Congresso:

 

 

VÍDEO

VOLTAR IMPRIMIR

COMENTÁRIOS

CONFIRA TAMBÉM NESTA SEÇÃO:































logo O bom da notícia

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a devida citação da fonte;

Copyright © 2018 - O Bom da Notícia - Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet