Sexta-feira, 10 de Maio de 2024

CIDADES Quarta-feira, 10 de Julho de 2019, 19:53 - A | A

Quarta-feira, 10 de Julho de 2019, 19h:53 - A | A

DIAZEPAM

Justiça dá 90 dias para prefeitura restabelecer fornecimento de medicamento

O Bom da Notícia

Pixabay

remédio

 

O Município de Cuiabá tem 90 dias para restabelecer o fornecimento do medicamento Diazepam, 5 mg e 10 mg, a todos os pacientes que tenham prescrição médica de tratamento.

 

A determinação consta em sentença proferida pela juíza de Direito Celia Regina Vidotti, nos autos de uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público Estadual. 

 

Conforme a sentença, caso não haja procedimento licitatório em andamento para aquisição do medicamento, o município deverá instaurar novo certame para aquisição do fármaco em quantidade suficiente para atender no mínimo 6 meses. Estabelece ainda que novo procedimento de compra deverá ser realizado toda vez que o estoque do medicamento for inferior a 50% da quantidade necessária para atender a demanda pelos 6 meses seguintes. 

 

Município tem que manter a quantidade suficiente para 6 meses

A magistrada determinou também que seja realizado levantamento e cadastro dos pacientes que fazem uso do referido medicamento para controle do fornecimento e futuras aquisições, de modo que não haja falta e desperdício. 

 

“Deixo de arbitrar a multa em desfavor do município, pois, no caso específico dos entes públicos, quem ao final arcará com a penalidade de caráter pecuniário é a própria sociedade e a medida não conseguirá vencer a vontade recalcitrante em cumprir a ordem judicial”. 

 

Caso seja constatada a inadimplência ou a insistência do município de Cuiabá em não cumprir a decisão, a juíza adianta que serão adotadas outras medidas coercitivas, como bloqueio de valores, arbitramento de multa de responsabilidade pessoal do gestor, apuração de eventual prática de crime e/ou ato de improbidade administrativa, dentre outras.