Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

CIDADES Quarta-feira, 17 de Abril de 2019, 11:00 - A | A

Quarta-feira, 17 de Abril de 2019, 11h:00 - A | A

MAPA E DEFINIÇÕES

Municípios têm até dia 30 para atualizar dados e ganhar com economia do turismo

Alexandra Freire - O Bom da Notícia

Os municípios que compõem as 16 regiões definidas como turísticas pelo Ministério do Turismo, em Mato Grosso, têm até 30 de abril para entregarem atualização de dados para a introdução deles no Mapa do Turismo. A informação foi dada pelo interlocutor estadual do Programa de Regionalização do Turismo, Diego Augusto Orsini, na manhã desta quarta-feira (17), durante entrevista na Rádio Capital FM.

 

Conforme Diego, dos 141 municípios que compõem o Estado, 94 fazem parte do mapa. A atualização é importante porque os poucos recursos que são disponibilizados por parte do governo são pensados os municípios que estão no mapa.

 

O Programa de Regionalização do Turismo é um programa do Ministério do Turismo, aderido pelas unidades da federação e foi criado em 2004 e tem a função de pensar o turismo e os problemas deles não de forma isolada, mas de forma regional. “Para buscar aglomerar municípios em regiões que tenham características similares, proximidade, econômicas, culturais, sociais e partir daí discutir quais são esses problemas e também buscar soluções”, diz.

 

A grande vantagem disso é que permite que aquele  município que não tem fôlego financeiro, e mesmo com pequeno potencial, se beneficie da economia do turismo, na medida em que é inserido numa região, num contexto mais amplo dos que possuem ao seu entorno, e acabe ganhando com isto, aprendendo a ter capacidade de atrair e se beneficiar com a produção das cidades vizinhas, abrindo espaço para o artesanato. Ampliando a oferta de mão de obra, mesmo sem ter esse grande potencial.

 

“Essa é a grande importância do programa de regionalização e a ferramenta desse programa é o mapa do turismo brasileiro. O olhar do Ministério do Turismo, hoje, não é mais para os mais de 5 mil municípios que compõem o Brasil, mas os 3.285 municípios que estão atualmente no mapa, ou seja, aqueles municípios que realmente querem trabalhar com turismo, que querem fortalecer de forma original o turismo e passam então acompanhar - uma por uma  -, a política diferenciada dentro desse programa”, concluiu Diego.