Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

CIDADES Sábado, 09 de Novembro de 2019, 16:04 - A | A

Sábado, 09 de Novembro de 2019, 16h:04 - A | A

EDUCAÇÃO

Tensão e ansiedade atrapalham alunos na hora do Enem

O Bom da Notícia

O segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), está se aproximando, será realizada neste domingo (10). Mais de cinco milhões de pessoas se inscreveram para o Enem 2019, e um milhão e duzentos mil estudantes, equivalente a 23% dos inscritos, faltaram no primeiro domingo de prova.  

 

Toda essa tensão faz com que os alunos fiquem ansiosos devido à grande expectativa criada para se ingressarem em uma instituição pública. Para acalmar e preparar os estudantes, a Escola Adventista em Mato Grosso propôs um “aulão” para trabalhar a ansiedade dos candidatos durante o período do exame. Pelo menos uma vez por semana, a Rede Adventista prepara um “aulão” para que os candidatos tirem dúvidas e amenizem o anseio antes da prova. 

 

Além das atividades, a Escola levou para as unidades uma psicóloga para trabalhar a tensão que muitos alunos têm, quando se trata do Enem. “Na última semana, fizemos um fechamento para tranquilizar os alunos. O “aulão” em si, é para dar confiança através do conhecimento. Já o “intensivão” é algo mais descontraído, justamente para tranquilizar e tirar as últimas dúvidas dos estudantes para que possam fazer a prova sem nenhuma preocupação e ansiedade. Além das programações especiais, levamos também psicóloga e massagista. Teve interação entre eles, que contou com comes e bebes. Foi algo bem bonito”, diz o Pastor do colégio Adventista Centro América, localizado no bairro Araés, em Cuiabá. 

 

Letícia Rossini de 16 anos, está no terceiro ano do ensino médio e pela primeira vez faz o exame nacional. Para ela, o projeto criado pela escola deixou mais preparada e segura para enfrentar os dois domingos de prova. “Fiquei muito nervosa e ansiosa porque é a primeira vez que faço o Enem e já faço valendo. Sobre a prova em si, achei fácil de interpretar. O tema da redação foi totalmente inesperado, mas com a preparação e as aulas extras consegui ter um bom empenho”, ressaltou a estudante. 

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 18 milhões de brasileiros convivem com o transtorno da ansiedade, levando o Brasil ao topo do país mais ansioso do mundo. A importância de uma ajuda psicológica ainda é um tabu para a sociedade. 

 

A psicanalista e servidora pública, Marina Fiorenza, relata que a ansiedade não é um sintoma apenas da juventude. Porém, são os jovens que acabam sofrendo mais pelo peso que o futuro tem. “A perspectiva do desemprego, pulverização do trabalho, a perda e suspensão de direitos, tudo isso mexe com o inconsciente do jovem que ainda não tem uma perspectiva de vida, diferente do adulto”. Diz Marina Fiorenza, psicanalista e servidora pública. 

 

“Muitas vezes o jovem pede para falar com alguém, procurando por ajuda, mas os pais por conta de um certo preconceito, levam diretamente para o psiquiatra para buscar medicação, achando mais eficaz. Tudo isso porque não suportam a ansiedade do filho”, complementa a psicanalista.

 

Enem 2019

 

O Enem começou a ser aplicado no último domingo (3), quando 3,9 milhões de participantes fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Aqueles que faltaram no primeiro dia, podem fazer o exame neste domingo, mas a prova servirá apenas para autoavaliação.

As regras do exame são as mesmas do último domingo. Os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h, no horário de Brasília. O gabarito oficial do Enem será divulgado no dia 13 de novembro.

 

Reta final

 

Para se preparar para o Enem, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) disponibiliza, gratuitamente, o portal Questões Enem. Lá os estudantes têm acesso a questões que foram aplicadas no Enem de 2009 a 2018.

O candidato faz um cadastro e pode escolher inclusive a área de conhecimento que deseja treinar. O site então sorteia as questões e o estudante recebe depois um gabarito online para avaliar o desempenho.