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ESPECIAL CUIABÁ 300 ANOS - A | + A

11.12.2018 | 11h:35

História de Cuiabá

Por: João Carlos Vicente Ferreira

Glaucia Almeida

Glaucia Almeida

Muito diferente dos idos anos de 1719, quando Pascoal Moreira Cabral desbravava os rios e matas, e quando o ouro era produto que mais facilmente se obtinha, Cuiabá hoje é uma metrópole que completa 300 anos de transformação, numa verdadeira metamorfose que atingiu toda e qualquer peça da chamada Capital Verde de Mato Grosso. Fundada em 8 de abril de 1719 pelos bandeirantes Pascoal Moreira Cabral e Miguel Sutil, às margens do córrego da Prainha, devido a descoberta de ouro, mais tarde denominadas “Lavras do Sutil”, a maior fonte de ouro que se teria achado no Brasil até então, Cuiabá só foi elevada a cidade em 17 de setembro de 1818, através de carta régia assinada por D. João VI. Só em agosto de 1835 se tornou Capital da província com a Lei nº 19, assinada por Antonio Pedro de Alencastro, à época, com cerca de 7 mil habitantes.

Foi em 1909 que Cuiabá teve seu reconhecimento como Centro Geodésico da América do Sul. Em meados do Século XIX, já estando unidas a parte principal e a portuária da cidade, a população já atingia quase 10 mil habitantes. Na segunda metade do século XIX, com o fim da Guerra do Paraguai e a livre negociação, a cidade ganha força com obras de infra-estrutura e equipamentos urbanos. Como polo avançado no interior brasileiro, centraliza uma região que passa a ter expressiva produção agroindustrial acuçareira e intensa produção extrativa, em especial de poaia e de seringa. No século XX, a ligação rodoviária com São Paulo e Goiás e a aviação comercial, a partir de 1940, trouxeram o desenvolvimento da Capital. 

O grande marco de crescimento, no entanto, têm início na década de 70, quando o Governo Federal inicia um programa de povoamento do interior do País, oferecendo vantagens para os interessados. Em cinco anos, de 1970 a 1975, a população passou de 83 mil para 127 mil pessoas. Hoje, de acordo com o censo do IBGE, publicado em 2004, a Capital de Mato Grosso tem 524 mil habitantes. Localizada a uma altitude de 165 metros, a Capital possui uma área de 3.984,9 km2, com um clima tropical umido no verão (dezembro a fevereiro) e seco no inverno (junho a agosto).

Foto de Gláucia Almeida


 

Foto de Gláucia Almeida

Rio Cuiabá

 

 

A temperatura máxima, nos dias mais quentes, fica em torno de 45ºC. A mínima varia entre 12 e 14ºC. O município divide águas das Bacias Amazônica e Platina. Entre os principais rios dessas redes hidrográficas estão o Cuiabá e o das Mortes. O rio Cuiabá, que corta a cidade, divide dois municípios: Cuiabá e Várzea Grande. A Capital mato-grossense limita-se ao Norte com Rosário Oeste, a Noroeste com Acorizal, a Sodoeste com Várzea Grande, ao Sul com Santo Antonio do Leverger, a Leste com Campo Verde e a Noroeste com Chapada dos Guimarães. A economia da Capital hoje está centralizada no comércio e na indústria. No comércio, a representatividade é varejista, constituída por casas de gêneros alimentícios, vestuário, eletrodomésticos, de objetos e artigos diversos.

O setor industrial é representado, basicamente, pela agroindústria, com um distrito industrial que dispõe de infra-estrutura necessária, a Capital vem atraindo empresários de várias regiões do País. Cuiabá se prepara para viver outro grande surto de crescimento, com a implantação de vários mega-projetos, entre eles, a ligação ferroviária com o Porto de Santos, a conclusão e pavimentação da rodovia Cuiabá-Santarém, a BR-163, a saída rodoviária para o Oceano Pacífico, a hidrovia do Paraguai, a Usina de Manso, a Termoelétrica e o Gasoduto. Nesta pauta de transformações, teremos o advento da Copa do Mundo de 2014, com um grande investimento em obras de infraestrutura. 

 

English - HISTORY Very different from years gone by 1719, when Pascoal Moreira Cabral explores the rivers and woods, and when gold was a product that is more easily obtained, Cuiabá today is a metropolis full 291 years of transformation, a true metamorphosis that has reached any Part called Green Capital of Mato Grosso. Founded on April 8, 1719 by pioneers Pascoal Moreira Cabral and Miguel Sutil, on the banks of the stream of Prainha, due to the discovery of gold, later called "Lavras do Sutil, the largest source of gold that would have found in Brazil by then, Cuiabá only became a city on September 17, 1818, by charter signed by D. John VI. Only in August 1835 became capital of the province with the Law No. 19, signed by Antonio Pedro de Lancaster and Morecambe at the time, about 7 thousand inhabitants. It was in 1909 that Cuiabá was recognized as Geodesic Center of South America in the mid-nineteenth century, already being attached to the main port and the city's population has reached almost 10 thousand inhabitants. In the second half of the nineteenth century, with the end of the Paraguayan War and free trade, the city gains strength with works of infrastructure and urban equipment. How polo advanced within Brazil, a region that centers replaced by significant agro-industrial production and intensive sugar production mining, particularly of ipecac and a syringe. In the twentieth century, the road link with Sao Paulo and Goias and commercial aviation since 1940, brought the development of the Capital. The hallmark of growth, however, begins in the 70's, when the Federal Government begins a program of settlement of the interior of the country, providing benefits to stakeholders. In five years, from 1970 to 1975, the population rose from 83 thousand to 127 thousand people. Today, according to the IBGE Census, published in 2004, the capital of Mato Grosso has 524 thousand inhabitants. Located at an altitude of 165 meters, the capital city has an area of 3984.9 km2, with a tropical humid climate in summer (December-February) and dry in winter (June to August). The maximum temperature in the hottest days, is around 45 º C. The minimum varies between 12 and 14 C. The city divides the waters of the Amazon Basin and Platinum. Among the main beneficiaries of these water systems are the Cuiabá and the deaths. The Cuiabá River, which cuts the city, divides two cities: Cuiabá and Lowland Grande. The Capital of Mato Grosso is limited to the North West with Rosario, northwest of Acorizal the Sodoes with Lowland Grande, south of Santo Antonio do Leverger, west of Camp Verde and the West with Chapada dos Guimarães. The economy of the Capital today is centered on trade and industry. In trade, retailer representation is made up of houses of food, clothing, appliances, objects and sundries. The industrial sector is represented primarily by agribusiness, with an industrial district that has the necessary infrastructure, the Capital has attracted entrepreneurs from various regions of the country Cuiabá prepares to live another big growth spurt, with the implementation of several mega-projects, including the rail link with the Port of Santos, the completion and paving of the Cuiaba-Santarem highway, BR-163 , the exit road to the Pacific Ocean, the waterway of Paraguay, the Plant Manso, a thermoelectric plant and pipeline.  

 

Español - HISTORIA   Muy diferente de los años pasados de 1719, cuando Pascoal Moreira Cabral explora los ríos y bosques, y cuando el oro era un producto que se obtiene más fácilmente, hoy es una metrópoli de Cuiabá completo 291 años de la transformación, una metamorfosis cierto que ha llegado a ninguna parte llamada Capital Verde de Mato Grosso. Fundada en Abril 8, 1719 por los pioneros Pascoal Moreira Cabral y Miguel Sutil, en las orillas de la corriente de Prainha, debido al descubrimiento de oro, más tarde llamado "Lavras do Sutil, la mayor fuente de oro que han encontrado en Brasil entonces, Cuiabá sólo se convirtió en una ciudad en septiembre 17, 1818, por la carta firmada por D. Juan VI. Sólo en agosto de 1835 se convirtió en capital de la provincia con la Ley N º 19, firmado por Antonio Pedro de Lancaster y Morecambe en el momento, alrededor de 7 mil habitantes. Fue en 1909 que Cuiabá fue reconocido como Centro Geodésico de América del Sur en el siglo xix, ya se está conectado al puerto principal y la población de la ciudad ha llegado a casi 10 mil habitantes. En la segunda mitad del siglo XIX, con el fin de la Guerra del Paraguay y el libre comercio, el aumento de la fuerza de la ciudad con obras de infraestructura y equipamiento urbano. ¿Cómo polo avanzada en Brasil, una región que se sustituye por los centros de agro importante-la producción industrial y la minería intensiva de producción de azúcar, en particular de ipecacuana y una jeringa. En el siglo XX, la carretera de enlace con el Sao Paulo y Goiás y de la aviación comercial desde 1940, llevó el desarrollo de la capital. El sello distintivo de crecimiento, sin embargo, comienza en los años 70, cuando el Gobierno Federal se inicia un programa de arreglo del interior del país, proporcionando beneficios a los interesados. En cinco años, de 1970 a 1975, la población aumentó en 83 mil a 127 mil personas. Hoy en día, según el Censo del IBGE, publicado en 2004, la capital de Mato Grosso tiene 524 mil habitantes. Situado a una altitud de 165 metros, la capital tiene una superficie de 3.984,9 km2, con un clima tropical húmedo en verano (diciembre-febrero) y seco en invierno (junio a agosto). La temperatura máxima en los días más calurosos, es de alrededor de 45 º C. El mínimo varía entre 12 y 14 C. La ciudad se divide las aguas de la cuenca del Amazonas y Platinum. Entre los principales beneficiarios de estos sistemas de agua son los Cuiabá y las muertes. El río Cuiabá, que corta la ciudad, divide dos ciudades: las tierras bajas Grande y Cuiabá. La capital de Mato Grosso se limita al noroeste con Rosario, al noroeste de la Acorizal Sodoes con las tierras bajas Grande, al sur de Santo Antonio do Leverger, al oeste de Camp Verde y al Oeste con Chapada dos Guimarães. La economía de la Capital de hoy se centra en el comercio y la industria. En el comercio, la representación detallista está formada por casas de comida, ropa, electrodomésticos, objetos y artículos varios. El sector industrial está representada principalmente por la agroindustria, con un distrito industrial que tiene la infraestructura necesaria, la capital ha atraído a empresarios de diversas regiones del país Cuiabá se prepara para vivir un estirón grande, con la ejecución de varios mega proyectos, incluido el enlace ferroviario con el Puerto de Santos, la realización y pavimentación de la carretera Cuiabá-Santarem, BR-163 , la carretera de salida hacia el Océano Pacífico, el interior de Paraguay, el Manso planta, una planta termoeléctrica y la tubería.

 

Fonte: Portal Mato Grosso

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