Igreja Batista Getsemâni

“Física na Nuvem” leva curiosidades sobre astronomia

Da Redação

Assessoria

Assessoria

Uma parceria entre o Instituto de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Sesc vai levar para a unidade Arsenal uma programação que promete desvendar as curiosidades em torno da astronomia. Com o projeto “Física na Nuvem”, quatro oficinas em torno do tema vão ganhar espaço na unidade. Além das oficinas, o projeto apresenta uma mostra de experimentos, exposição de imagens e diagramas sobre o universo. As ações acontecem no próximo domingo (28), às 17h, no Sesc Arsenal.

 

Pensando em apresentar alguns dos saberes que envolvem o funcionamento do universo, o Instituto preparou oficinas de “Nebulosa em Garrafa”, “Holograma”, “Caleidoscopio” e “Montagem de Telescópio Galileanos”. Para participar é necessário fazer uma inscrição prévia e confirmar com 1 L de leite longa vida.

Uma mistura de poeira, hidrogênio, hélio e outros gases formam as popularmente conhecidas “nebulosas”, que enchem os olhos de cores e texturas. Com isso, unindo a física e a arte, os participantes da Oficina “Nebulosa em Garrafa” vão ter a oportunidade de conhecer os diversos tipos de nebulosas existentes e ainda poderão construir sua própria nebulosa.

 

Ainda durante todo o fim de tarde, o projeto vai expor um varal de imagens que pretende traçar uma linha do tempo sobre a história do universo, desde o big bang até o desenvolvimento do Sistema Solar. Ampliando o contato do público com as imagens, a exposição será orientada por estudantes do curso de física.

O projeto tem como objetivo popularizar as ações científicas por meio das oficinas e exposições que diminuem a distância entre os conhecimentos físicos e o cotidiano das pessoas. A programação é aberta para todos os públicos e as oficinas contam com vagas limitadas.

 

Confira a programação completa:

 

Varal Astronômico – 17h às 20h

Exposição de Experimentos de Física – 17h às 20h

Oficina “Nebulosa em Garrafa” – 17h às 18h30

Oficina “Holograma” – 17h às 18h30

Oficina “Caleidoscopio” – 18h30 às 20h

Oficina “Montagem de Telescópio Galileanos” – 18h30 às 20h


Fonte: O Bom da Noticia

Visite o website: http://www.obomdanoticia.com.br