Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

VARIEDADES Quinta-feira, 30 de Maio de 2019, 16:08 - A | A

Quinta-feira, 30 de Maio de 2019, 16h:08 - A | A

PREVENÇÃO

Policiais de Cuiabá participam de palestras de prevenção ao suicídio

O Bom da Notícia

Policiais do 1º Comando Regional da Policia Militar de Cuiabá participam esta semana do projeto de prevenção ao suicídio; iniciativa realizada pelo Comando Geral da PM. As palestras e orientações sobre assuntos como depressão, saúde mental e suicídio, são realizadas pela manhã, no auditório da Escola Superior de Contas do TCE, na capital.

 

O encontro conduzido por profissionais especializados em saúde mental traz à tona a importância de se falar sobre suicídio, sinais de depressão, desmitificar algumas informações não verdadeiras sobre o tema e, principalmente, quebrar tabus.

 

Às vezes achamos que não acontece com a gente, que não acontece na nossa família, mas todos nós estamos suscetíveis a passar por momentos difíceis

Para o soldado da PM, Wesley Fagundes é importante falar sobre suicídio dentro da corporação. “Esse é um assunto que está no dia a dia. Parabéns para o Comando porque às vezes achamos que não acontece com a gente, que não acontece na nossa família, mas todos nós estamos suscetíveis a passar por momentos difíceis”, conta.  

 

Comandante do CR1, coronel Wankley Rodrigues afirma que os oficiais estão preparados e interessados em ouvir e receber as orientações dos profissionais de saúde. “Essas informações são essenciais para dar o encaminhamento de acolhimento adequado aos policiais e também aos familiares, colegas e à população. Os policiais militares de Chapada dos Guimarães, por exemplo, vez ou outra se deparam com ocorrências de tentativa de suicídio. Na última semana, esses policiais conseguiram impedir um suicídio, o que exige preparo do policial” explica.

 

A corporação, por meio da Diretoria de Saúde da Polícia Militar, oferece uma rede de apoio com uma equipe multidisciplinar preparada para atender os policiais.  O coordenador de Assistência Social da Diretoria de Saúde da PM, tenente-coronel Diego Fagundes explica que 10% dos policiais militares são afastados por problemas de saúde mental, porque estão susceptíveis a passar por momentos estressantes.

 

“Esses profissionais passam por situações de trocas de tiros, risco da própria vida e de evitar tragédias, de salvar vidas; então essa iniciativa é preventiva aliada à rede de apoio de saúde com psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais. Essa rede de apoio dentro da diretoria de saúde com uma equipe de plantão para que esse policial seja bem atendido, acolhido” ressalta o tenente-coronel.   

 

O ciclo de palestras e orientações sobre prevenção ao suicídio no auditório da Escola Superior do TCE começou na última quarta-feira (29.05) e segue até sexta-feira (31.05) das 08h às 11h.

 

Serviço

Para mais informações, a Diretoria de Saúde da PM está localizada no Centro Político Administrativo, nas proximidades do Detran, em Cuiabá. Os interessados podem entrar em contato pelos telefones: (65) 9926-3932.