Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

CIDADES Terça-feira, 18 de Junho de 2019, 11:05 - A | A

Terça-feira, 18 de Junho de 2019, 11h:05 - A | A

PROTESTO NA AVENIDA DO CPA

Manifestantes vão a cavalo até AL em favor do esporte equestre

O Bom da Notícia

(Foto: WhastApp)

cavalos-avenida.jpg

 

Nesta terça-feira (18), uma longa manifestação está sendo realizada em favor do esporte equestre. Os cavaleiros seguem pela Avenida do CPA com destino a Assembleia Legislativa, onde tramita um projeto de Lei que institui normas e critérios sobre a prática, de forma a garantir o bem estar dos animais no Estado.


A concentração dos manifestantes ocorreu no Haras Twin Brothers. De lá seguiram pelas ruas da capital.

 

Pelo menos 200 pessoas a cavalo, além de carros e pessoas a pé estão participando da passeata.


Políticos como o deputado federal Nelson Barbudo (PSL) dá apoio à causa. Recentemente, o filho de Jair Bolsonaro(PSL), Eduardo Bolsonaro (PSL), colega de parlamento de Barbudo na Câmara Federal, chegou a gravar um vídeo dando apoio ao esporte e, claro, ao amigo.


Outro que declarou apoio ao esporte equestre foi Leonardo Campos, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil da seccional de Mato Grosso (OAB/MT). Que como Eduardo Bolsonaro,igual mente, gravou um vídeo em que relembra os tempos em que foi locutor de rodeio, quando era conhecido como Leonardo Capataz.

 

À favor do esporte também está o deputado Valmir Moretto (PRB), que já teria dito, em conversa com jornalistas, na Assembleia, que os animais de provas são extremamente bem tratados.

 

Liminar do Ministério Público do Estado proibiu há poucos dias a realização das provas de laço em dupla e técnico na 7ª Semana do Cavalo, em Cuiabá (MT).

 

Nesta terça-feira (18), o Legislativo realiza audiência pública para debater as “Práticas Esportivas Equestres” em Mato Grosso.Quando serão debatidas algumas regras a fim de criar um projeto que especifica cada capítulo da modalidade.


Para o deputado Valdir Barranco (PT), a audiência vai proporcionar debates com o Ministério Público, Famato, Acrimat, clubes de laços e associações ligadas ao setor. “Eles pediram que o projeto fosse melhor discutido entre as partes, com o objetivo de chegar mais próximo possível da perfeição. Toda matéria que é de interesse público deveria ter audiências públicas ouvindo a sociedade com propostas”, apontou.


Projeto de lei, de autoria do deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM), que instituir normas e critérios sobre a prática esportiva, entre as regras está o cuidado com os animais, com o objetivo de impedir maus tratos.