Sexta-feira, 10 de Maio de 2024

CIDADES Quarta-feira, 14 de Agosto de 2019, 07:30 - A | A

Quarta-feira, 14 de Agosto de 2019, 07h:30 - A | A

NO ANTIGO PRONTO-SOCORRO

Hospital da Família deve funcionar a partir de janeiro, projeta Emanuel

Marcio Camilo - O Bom da Notícia

O atual Pronto-Socorro de Cuiabá vai se transformar no Hospital da Família (Hfam) em janeiro de 2020, segundo o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. O processo de transferência será efetivado a partir do funcionamento do novo Pronto-Socorro dentro do Hospital Municipal (HMC) Dr. Leony Palma de Carvalho, no Bairro Ribeirão do Lipa.

 

o Hfam contará com setores materno e infantil, ala para idosos, além de um espaço para cuidar de pessoas carentes que estão nos seus últimos dias de vida e não têm onde ficar

Conforme Emanuel, a transferência total do pronto-socorro para o HMC deve ser finalizada até outubro deste ano. Depois disso o atual pronto-socorro, na Avenida General Valle, será fechado para reforma.

 

No entanto, o primeiro andar e o subsolo da unidade continuará funcionando a pediatria e 50 leitos de retaguarda.

 

Detalhou que o Hfam contará com setores materno e infantil, ala para idosos, além de um espaço “para cuidar de pessoas carentes que estão nos seus últimos dias de vida e não têm onde ficar”.

 

Acrescentou também que a unidade contará com as alas psiquiátrica e de saúde mental: “Vou batizar o atual pronto socorro de Hfam, Hospital da Família, que terá como carro-chefe o hospital materno infantil como prometi em campanha”.

 

]Já em relação ao HMC, Emanuel reforçou que até o final de outubro a unidade estará 100% em funcionamento. Segundo o emedebista, o local, atualmente, opera em 70% de sua capacidade.

 

Ressaltou que já estão em funcionamento o ambulatório com mais de 13 especialidades médicas, 180 leitos clínicos com equipamentos de última geração, farmácia satélite e o parque tecnológico de imagens, com serviços de ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e radiografia, além de 40 leitos de UTI.

 

Quando a unidade estiver funcionando com sua capacidade total, terá 315 leitos ao todo, sendo 178 de adultos, 20 leitos no Centro de Tratamento de Queimados – CTQ, 60 de UTI, 38 de Emergência, 6 salas de cirurgia e 13 leitos RPA (recuperação pós anestesia), além do moderno centro de imagens e o heliponto.