Quarta-feira, 01 de Maio de 2024

CIDADES Terça-feira, 17 de Setembro de 2019, 12:32 - A | A

Terça-feira, 17 de Setembro de 2019, 12h:32 - A | A

VÁRZEA GRANDE

Moradores denunciam vazamento de amônia na Marfrig

Alessandra Barbosa especial para O Bom da Notícia

Um forte cheiro de amônia assustou moradores da região da Alameda Júlio Muller, em Várzea Grande. O forte odor foi detectado neste domingo (15) por volta das 20h30, segundo moradores vizinhos ao frigorífico da Marfrig (antiga Sadia).

 

O fato deixou moradores em alerta.Dezenas de relatos de moradores, relataram que além do cheiro insuportável, algumas pessoas passaram mal.“Ontem cheguei ao meu condomínio e não consegui nem entrar em casa, devido ao cheiro muito forte de amônia. Voltei da entrada mesmo para rua novamente por que eu e meu esposo começamos a passar mal”, disse a moradora do Condomínio Chapada dos Buritis, Eliete Pereira.

 

“Fechamos tudo aqui em casa, mas nos disseram que também era perigoso ficar com tudo fechado”, relata o mestre de obras João Constantino, do Construmat.

 

“Comecei a tossir, minha garganta fechou, nariz e olhos ardendo. Até achei, a princípio, que fosse alguma vizinha pintando cabelo, mas quando o cheiro foi ficando mais intenso, percebi que não era normal... Ai percebemos que estava vindo do frigorífico”, ressaltou  a vendedora Neyla Gabrielle Santana Montenegro Alves.

 

De acordo com assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros, foram recebidas 17 ligações para que fossem averiguada a ocorrência. Prontamente foi encaminhada uma guarnição até o local, comprovando o incidente com um caminhão no interior do frigorífico, por volta das 20h. 

 

Ainda segundo, o Corpo de Bombeiros, ao chegar ao local, a empresa já estava oferecendo os primeiros atendimentos aos funcionários. Não se sabe se houve uma falha no sistema de proteção e detecção de amônia na unidade ocasionando o problema.

 

Também, procuramos a assessoria de comunicação de Prefeitura de Várzea Grande, para saber se alguém havia dado entrada no Pronto Socorro de Várzea Grande, com sintomas de intoxicação que nos informou que até o momento não foi registrado nenhuma ocorrência.  

 

A Marfrig Global Foods é uma das maiores companhias de alimentos à base de proteína animal do mundo, fundada em 2000. Sua plataforma operacional diversificada e flexível é composta por 50 unidades produtivas, comerciais e de distribuição instaladas em doze países em quatro continentes. E uma das suas unidades tem sede em Várzea Grande, no mesmo local onde funcionou a JBS e a antiga Sadia.

 

A amônia  é um produto básico na indústria química e tem aplicações domésticas e industriais. Na indústria, a amônia é usada no refino de petróleo, como insumo na fabricação de produtos farmacêuticos e como gás refrigerante nos processos de resfriamento de câmaras frigoríficas e ar condicionado industrial. Na agricultura, a amônia pode ser usada na fabricação de fertilizantes, e no tratamento antifúngico para os citrinos. A amônia também pode ser produzida naturalmente quando os materiais armazenados como esterco, compostagem e outros materiais orgânicos se decompõem. Altamente tóxico, quando inalado constantemente. 

 

Outro lado

 

A Marfrig informa que em 15 de setembro foi identificado um vazamento de amônia na unidade de Várzea Grande, no estado do Mato Grosso. O incidente foi rapidamente identificado, todos os procedimentos de emergência foram imediatamente adotados e o problema foi sanado. A companhia esclarece que não houve feridos. A Marfrig reitera que segue rigidamente as normas de segurança em seu ambiente de trabalho e zela pela constante manutenção de suas instalações.