Domingo, 12 de Maio de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 25 de Setembro de 2019, 13:18 - A | A

Quarta-feira, 25 de Setembro de 2019, 13h:18 - A | A

FECHANDO O CERCO

Deputados descontentes com o governo se unem e criam bloco independente

Rafael Medeiros/O Bom da Notícia

Reprodução

 

Alguns parlamentares que andam descontentes com o governo do democrata Mauro Mendes resolveram nesta quarta-feira (25), formalizar a criação de um bloco independente na Assembleia Legislativa, sob a promessa de realizar uma oposição sensata, mas forte, ao governador, na Assembleia.

 

Dentre eles está o o deputado bolsonarista Sílvio Fávero, que no último dia 17 de setembro anunciou sua saída do grupo do governador, sob o argumento que a Casa de Leis não estaria sendo respeitada e que não seria mais um “pau mandado” de Mendes. Prometendo, inclusive, se tornar uma pedra no sapato do gestor estadual. Após suposta desavença com o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho.

 

Na sessão matutina desta quarta, Fávero chegou a dar o tom, ao revelar que não ficará contra com o que for bom pra Mato Grosso, mas que o grupo será contra quando for contra a população

Outro pesselista, o delegado Claudinei de Souza também se une ao grupo, que foi composto ainda pelos deputados Ulysses Moraes (DC), delegado Elizeu Nascimento (também da Democracia Cristã), o tucano Saturnino Masson e, claro, os opositores a Mendes desde o início de seus mandatos, os parlamentares petistas Lúdio Cabral e Valdir Barranco.

 

Na sessão matutina desta quarta, Fávero chegou a dar o tom, ao revelar que não ficará contra "com o que for bom pra Mato Grosso, mas que o grupo será contra quando for contra a população".

 

A posição do bolsonarista foi dada quando realizava a defesa de seu projeto que permite à população parcelar o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em até 12 vezes e que segundo ele não fora votado por desinteresse, ainda que em sua percepção a proposta seja boa para a população. Mostrando, entretanto, seu descontentamento com o esvaziamento constante e a falta de quórum no plenário, sob o argumento de que isto estaria prejudicando não só as votações, mas toda a administração do Estado.

 

Fávero ainda se aliou a tese do presidente da Casa, Eduardo Botelho (DEM), de que o ponto deve sim ser descontado. “Mais uma vez a gente fica triste com a ausência dos deputados nesta Assembleia [...] Tem que começar a descontar o ponto, mas pra valer”. E aproveitou para anunciar a formação do novo bloco independente. 

 

A criação do bloco pode ganhar mais corpo com outros deputados que têm se mostrado contrários aos projetos encaminhados pelo governo no Parlamento estadual. A oficialização do grupo deverá ser feita ainda nesta quarta, após ser encaminhada para a Mesa Diretora do Legislativo.