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POLÍTICA Sábado, 05 de Outubro de 2019, 11:15 - A | A

Sábado, 05 de Outubro de 2019, 11h:15 - A | A

EM CUIABÁ

Jornalistas criam confraria para ampliar debate sobre as mudanças na comunicação

Da Redação - O Bom da Notícia

 

(Foto: Edson Guilherme)

Confraria dos jornalistas.jpg

 Pelo menos 30 jornalistas estiveram na assembleia que resultou na fiundação da Confraria

Neste sábado (05) foi fundada a Confraria de Jornalistas Profissionais do Estado de Mato Grosso, em assembleia realizada no Hotel Paiaguás, em Cuiabá. Uma associação sem fins lucrativos voltada para o fortalecimento da atuação dos profissionais no estado.

 

A criação passa pelo diálogo de que a Comunicação Social é uma das profissões que mais tem experimentado mudanças em sua essência. Sobretudo, que o jornalismo busca e já usa novas linguagens.

 

E sob o olhar da predominância da tecnologia, chega com formatos inovadores de veículos, precisando, no entanto, estar atenta ao novo fenômeno do mercado: as fake news, que têm impactado o cotidiano dos jornalistas.

 

De acordo com a presidente da Confraria, Ana Karla Costa, o foco principal é apoiar o jornalista na sua qualificação profissional. "Pensando em todas as oportunidades que o mercado de trabalho pode apresentar. E da necessidade nos dias de hoje, em debater para onde irá o jornalismo nos próximos anos, pois quem o fizer, sem uma análise mais aprofundada, corre grande risco de errar nesta projeção".

 

Ainda explicando que o próximo passo será elaborar um plano de atividades para apresentar aos “confrades”. “Até novembro, teremos um planejamento com a agenda das primeiros ações".

 

Para participar, os jornalistas precisam se associar. A anuidade para manutenção da Confraria terá início em janeiro de 2020. “Nosso intuito é a Confraria torna-se autossuficiente com o tempo, a partir da receita que teremos com a realização de eventos e cursos de qualificação”, afirma a vice-presidente Camila Bini.

 

Na reunião de fundação da Confraria participaram cerca de 30 jornalistas e representantes da Confraria de Profissionais de Marketing de Mato Grosso.

 

A ideia de criação de um fórum para discussão e troca de conhecimentos sobre a atividade jornalística começou informalmente, num grupo de Whatsapp composto por comunicadores em busca de qualificação e oportunidades de trabalho. A iniciativa tomou corpo em maio deste ano, quando foi realizado um grande encontro. “Entendemos como poderíamos funcionar e agora estamos tirando a ideia do papel”, ainda comenta Ana Karla.

 

A confraria tem uma diretoria executiva formada por Ana Karla Costa (presidente), Camila Bini (vice-presidente), Thielli Bairros (secretária), Gláucio Nogueira (secretário suplente), Sandra Amorim (tesoureira) e Ivana Maranhão (tesoureira suplente). O Conselho Fiscal foi formado por Rodrigo Vargas, Elaine Andrade e Pamela Muramatsu, sendo conselheiros suplentes Priscila Mendes, Francisca Medeiros e Maíza Prioli. A próxima reunião ampliada da Confraria será em novembro.