Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

CIDADES Domingo, 12 de Janeiro de 2020, 16:39 - A | A

Domingo, 12 de Janeiro de 2020, 16h:39 - A | A

RISCO DE DESABAMENTO

Interditada, Vila Cuiabana despenca na Orla do Porto; prefeitura promete reconstrução

Vivian Nunes/ Especial para O Bom da Notícia

Foto: Rafael Medeiros

orla do porto

 

Inaugurada há pouco mais de 3 anos, a Vila Cuiabana, instalada em um dos cartões de visita da capital – a Orla do Porto, está interditada há mais de dois meses por risco de desabamento. Fechada por tapumes, até o momento nenhuma obra foi iniciada no local.  

 

Para um  dos pontos da capital mais conhecido turisticamente, o cenário da Vila Cuiabana não é dos mais receptivos. A preocupação de quem passa pela Orla só aumenta a cada dia.   

 

“Está caindo a vila e a cada vendaval que dá cai bastante pedaços. Corremos o risco de passar próximo e sermos atingidos por pedaços de madeira”, disse em relato, a administradora hospitalar, Sindônia Checon.   

 

Já a estudante de História pela Universidade Federal de Mato Grosso, Maria Helena Campos, 'cuiabana de tchapa e cruz', como gosta de se autodenominar, o descaso que está ocorrendo na capital, em se tratando de espaços e obras que remetem à cultura cuiabana -,  revelam como a gestão observa e cuida de sua memória popular. De acordo com a estudante, parte da história da cuiabania está sendo dizimada com troca de monumentos nas praças, sumiços de outras, com o desleixo claro com as ruas do centro e de seus casarios.

 

Revelando 'o desprezo' ou, no mínimo, ainda de acordo com a estudante da UFMT, com o desleixo ou a falta de prioridade da gestão atual da capital pelo seu patrimônio público. "Daqui a pouco nem mesmo a cuiabania vai se lembrar direito da própria história que, aos poucos, está sendo apagada", ainda pontua.

 

Por meio de nota, a Secretaria de Serviços Urbanos informou que ainda está trabalhando na concentração de uma empresa para execução da obra no local. E assim, a previsão é de que o processo seja finalizado nos primeiros meses deste ano.   

 

Posto isso, a empresa terá o prazo de 120 dias para executar a obra. Porém, a Pasta lembra que só passará a contar os dias quando a assinatura do contrato – que ainda não foi realizada -, ocorrer.   

 

Foto: Rafael Medeiros

orla do porto

 

Novo projeto   

 

De acordo ainda com informações da assessoria, o novo projeto fará com que a estrutura seja reconstruída em alvenaria e que todo compensado utilizado na construção do espaço será substituído por um material mais resistente.   

 

A Vila   

 

A estrutura foi levantada no ano de 2016, no final da gestão do ex-prefeito e atual governador, Mauro Mendes (DEM). E, desde o ano de 2017 frequentadores da Orla vêm apontando problemas estruturais no local.   

 

A atual gestão Emanuel Pinheiro, tem buscado alternativas para preservação do patrimônio público. E neste momento, por questão de segurança a estrutura segue completamente isolada.

 

Também conforme o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, em entrevista recente, a Vila Cuiabana, que é uma réplica de casas tradicionais da cuiabania, foi feita em compensado marítimo.

 

Mas, que em breve será trocado por um material que daqui 50 anos vai estar do mesmo jeito, precisando apenas de pintura a cada 4 anos. “Um material que não tem grande durabilidade e com a ação do tempo se deteriorou, apodreceu e agora, obviamente nós faremos uma reconstrução das casas mantendo as mesmas cores, princípio e modelo”, ressalta o Stopa. (Com informações da assessoria)   

 

Veja as imagens, gravadas pelo O Bom da Notícia, da Vila Cuiabana