Nesta quinta-feira (16), às 19h30, a Defensoria Pública de Mato Grosso irá lançar o livro “Histórias, Memórias e Sangue Verde”, criado em comemoração ao aniversário de 25 anos da Instituição. A obra mistura realidade e ficção em contos literários, produzidos a partir do relato de defensores públicos sobre casos reais atendidos pelo órgão.
"É uma celebração dos 25 nos de trabalho e de muitas histórias de uma Instituição humana, imbuída de uma forte essência de coletividade e resistência. A cada capítulo, somos levados a uma compreensão mais profunda de que a resistência da Defensoria Pública não se limita ao mero ato de continuar; trata-se, também, do papel crucial da Instituição de apoiar e empoderar os cidadãos mais necessitados", explica a defensora pública-geral, Luziane de Castro.
Para a realização do livro, foram convidadas escritoras do Coletivo Literário Maria Taquara, além de ilustradores e demais artistas respeitando diversidades de gênero, sexualidade e cor, com o objetivo de que as interpretações dos casos relatados pelos defensores públicos refletissem a realidade do nosso povo.
O livro será lançado durante a abertura do 6º Encontro Estadual das Defensoras e Defensores Públicos de Mato Grosso, no Centro de Eventos do Hotel Inter Cuiabá, e contará com a participação de várias autoridades do Estado.