Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

O BOOM DA NOTÍCIA Terça-feira, 14 de Maio de 2019, 09:00 - A | A

Terça-feira, 14 de Maio de 2019, 09h:00 - A | A

SEM REPASSES

Emanuelzinho: FEX é direito e municípios de MT estão com caixa no vermelho

O Bom da Notícia

Reprodução

emanuelzinho

 

O deputado federal petebista Emanuel Pinheiro Neto (PTB), o Emanuelzinho, defende que o Fundo de Auxílio à Exportação (FEX), é um direito de Mato Grosso, ao lembrar que o Estado que é um Estado agroexportador, com isenção tributária via Lei Kandir. 

 

Assim, merece essa compensação do FEX, de R$ 500 milhões ao ano, e que faz falta aos caixas do 141 municípios.

 

E ainda que a bancada federal de Mato Grosso, no Congresso Nacional, vem unindo forças para colocar fim aos atrasos no repasses do FEX. Como forma de assegurar que estes recursos ajudem a reequilibrar as contas estaduais. E com eles em caixa o gestor estadual consiga fazer Mato Grosso voltar a crescer.

 

Ainda lembrando que muitas cidades mato-grossenses, em particulaar, as menores, têm no seu fôlego financeiro, os repasses do FEX.

 

Sem esquecer de ressaltar sobre a necessidade do governo, igualmente, que precisa fazer o Estado andar, mas sem dinheiro, mas não consegue.

 

Ainda pontuando que os oito deputados e os três senadores - sob a coordenação de Neri Geller, neste caso em específico -, vêm conversando com o presidente da Câmara Rodrigo Maia e com o presidente Jair Bolsonaro para que até o final do ano, seja regulamentada a data do repasse do Fundo e o seu valor. Pois quando a Lei Kandir foi instaurada, não previu essa regulamentação, então o FEX sempre dependeu da articulação política.