Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

O BOOM DA NOTÍCIA Quinta-feira, 25 de Julho de 2019, 14:07 - A | A

Quinta-feira, 25 de Julho de 2019, 14h:07 - A | A

'ARGUMENTO FRÁGIL'

Lúdio chama 'calamidade financeira' de peça publicitária e propõe sustar decreto

O Bom da Notícia

JLSIQUEIRA

LÚDIO CABRAL

 

Sem realizar uma oposição ferrenha como a do deputado tucano, Wilson Santos, que aponta em seus discursos, no Legislativo, o que julga como erro, cada passo do governo de Mauro Mendes (DEM), o parlamentar petista Lúdio Cabral opta, no entanto, em contrapontos.

 

Assim, se posiciona contra algumas medidas do chefe do Executivo estadual,  ao julgá-las austeras ou insólitas.

 

É sob este olhar, que quer sustar o Decreto Governamental nº 176/2019, que prorroga por mais 120 dias a situação de calamidade financeira em Mato Grosso.

 

Para ele, o argumento do governador para decretar situação de calamidade financeira não se sustenta, pois o Estado deixa de arrecadar "um valor exorbitante" com as renúncias fiscais. Citando o orçamento deste ano que prevê renúncias de R$ 3,4 bilhões.

 

“É antagônico o discurso de necessidade de equilibrar as finanças do Estado com o favorecimento às poucas empresas concentradas ‘nas mãos’ das famílias mais ricas do estado”, observou o deputado no projeto.

 

Ainda para o petista, o decreto de calamidade funciona mais como peça de propaganda do governo de Mato Grosso, como forma de potencializar uma suposta crise financeira, lembrando que mesmo a Secretaria do Tesouro Nacional não reconheceu o decreto, de modo que não foi útil para facilitar a liberação de crédito junto ao governo federal, nem abriu aos governos estaduais a possibilidade de parcelar ou atrasar dívidas.