Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

POLÍCIA Terça-feira, 16 de Abril de 2019, 10:51 - A | A

Terça-feira, 16 de Abril de 2019, 10h:51 - A | A

FORUM

Detento é flagrado com cinco celulares na cueca após audiência de custódia

Rafael Medeiros - O Bom da Notícia

O detento João Henrique Bezerra Carlos, de 26 anos, foi flagrado com cinco celulares dentro da cueca, ao voltar para a Penitenciária Central de Cuiabá (PCE), após audiência de custódia no Fórum de Cuiabá, nesta última segunda-feira (15).

 

O presidiário que já cumpre pena, confessou que os aparelhos seriam levados para outros detentos da unidade.

 

Em depoimento, João Henrique alegou que os aparelhos foram entregues pelo defensor público Davi Brandão Martins e que os celulares seriam levados para outros presos do raio 3. Os nomes de quem receberiam os aparelhos não foram informados.

 

De acordo com os agentes, os celulares foram localizados no momento em que o preso era levado para a cela. Os agentes notaram um 'volume estranho' e revistaram o detento.

 

 

Ao site O Bom da Notícia o Defensor Público Davi Brandão Martins, retrucou a afirmação do preso, sob a justificativa que este artifício é comumente utilizado pelos detentos como forma de se safarem destas situações.

 

Segundo o defensor, uma advogada do réu compareceu na audiência dizendo que iria assumir o caso e queria falar com o detento. Em uma sala reservada a advogada 'conversou' com João por pelo menos 5 minutos antes da audiência, que por sinal ocorreu normalmente. 

 

“Meus sentimentos não se alteraram em nada, tenho minha consciência livre, limpa de qualquer ação negativa que eu faria. Não é esse o exemplo que procuro dar para os meus filhos. Quando fui comunicado da situação já entrei em contato com a imprensa, que eu queria explicar estou reunindo a copia da ata que tem o nome da advogada, que também tem que ser ouvida, encaminhar para a autoridade policial apurar, ouvir o agente carcerário que estava lá e tomar todas as providências para chegar a elucidar a situação, o que não podemos deixar é uma situação dessas respingar na atuação dos defensores criminais, pois todos que atuam ali apresentam conduta ilibadíssima, comprometidos com a situação”, disse o defensor. 

 

 

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT), não se manifestou sobre o caso.

 

O caso segue sendo investigado.

 

Prisão 

 

Em agosto de 2018, João Henrique Bezerra Carlos, 25 anos e a esposa Nerisvan dos Santos Souza, 23 anos, foram presos, após roubarem um veículo Ford Fiesta, recuperado em região de chácaras, no bairro Jardim Vitória, em Cuiabá.

 

Segundo a Polícia Militar, o Fiesta foi visto em uma residência próximo ao córrego do bairro, sendo conduzido pelo suspeito João Henrique, que usava tornozeleira eletrônica desligada. 

 

Nerisvan estava na casa, durante a abordagem ficou nervosa e investiu contra os policiais, que ao realizar varredura no local localizaram 53 munições de calibres 40, 12 e 20, dois carregadores calibre 380, uma balança de precisão, duas folhas para impressão de identidades funcionais da PJC do Distrito Federal, cinco rolos de papel filme, duas porções de maconha, um frasco de cloridrato de lidocaína, dois radiocomunicadores, sendo um de mesa e outro de frequência da polícia e uma cédula de R$ 20 falsificada.

   

De acordo com a PM, o dono do veículo Ford Fiesta reconheceu o suspeito João Henrique, como um dos autores do roubo.