Quarta-feira, 01 de Maio de 2024

POLÍCIA Terça-feira, 10 de Dezembro de 2019, 09:10 - A | A

Terça-feira, 10 de Dezembro de 2019, 09h:10 - A | A

CRIME AMBIENTAL

Madeira totalmente proibida para corte é apreendida por fiscais do Indea em Cuiabá

O Bom da Notícia

Fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) em conjunto com servidores da Secretária de Fazenda, apreenderam na tarde desta segunda-feira (09), uma quantidade considerável de corte totalmente proibido em território nacional. Trata-se da Swietenia macrophylla, mais conhecida popularmente por mogno. De acordo com os fiscais que detectaram o transporte ilegal, a prancha de mogno estava escondida no meio da carga transportada, porém, através do trabalho minucioso dos profissionais do Indea a irregularidade foi constatada.

 

A apreensão ocorreu no Posto de Identificação de Madeira de Cuiabá, localizado na Br 163. A carga era proveniente da cidade de Sinop com destino ao Estado do Paraná. “Essa espécie de madeira é totalmente proibida para corte, inclusive consta em uma normativa do Ibama. É complicado vermos que ainda tem madeireiros que insistem em infringir a lei visando lucros. Felizmente nós temos uma equipe de profissionais sérios, éticos e preparados para esse tipo de trabalho no Indea, e que buscam barrar esse tipo de crime ambiental”, comentou a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap), Rosimeire Ritter.

 

A presidente do Sintap/MT também ressaltou a importância do trabalho em parceria com outros órgãos como PRF, Sema, Sefaz, Polícia Ambiental e Ibama. “O trabalho dos nossos servidores é essencial para se combater essa prática aqui em Mato Grosso e somando esforços com esses outros órgãos o trabalho fica ainda mais eficaz”, afirmou ela. 

 

De acordo com o responsável pela equipe de fiscais, Jean Carlo Boaventura, após os procedimentos realizados no Posto de Identificação de Madeira, a carga foi encaminhada para a Delegacia Especializada em Crimes Ambientais (DEMA).