Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 20 de Maio de 2019, 14:44 - A | A

Segunda-feira, 20 de Maio de 2019, 14h:44 - A | A

FAKE NEWS?

Abílio convida Emanuelzinho para visitar PSMC após deputado minimizar caos no hospital

Ana Adélia Jácomo e Rafael Medeiros

Secom Câmara - Ednei Rosa

Abílio Júnior

Abílio Júnior é oposição na Câmara de Vereadores

O vereador Abílio Júnior (PSC) afirmou nesta segunda-feira (20), que irá apresentar mais um pedido de CPI contra o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB).

 

De acordo com ele, é possível abrir um processo investigatório com base nas recentes denúncias de falta de medicamento e insumos básicos nas unidades de Saúde da capital, principalmente no Pronto Socorro de Cuiabá (PSMC), que teve como uma das muitas consequências o cancelamento, por exemplo, de várias cirurgias por falta de compressas.

 

Problema, inclusive, denunciado pelo vice-presidente do Sindicato dos Médicos do Estado (Sindimed), Givaldo Alves, no final da semana passada. Que ainda apontou a falta de medicamentos e insumos na unidade de saúde.

 

O hospital municipal tem sido alvo de diversas denúncias, de pacientes, ao Sindicato dos Médicos (Sindimed) até vereadores de oposição, pela contínua falta de medicamentos, insumos e materiais mínimos de trabalho. Nesta segunda-feira (20), a senadora Selma Arruda (PSL) afirmou que irá ao Ministério da Saúde para relatar, como ela disse, a “fábrica de cadáveres, que mais parece um campo de concentração” que é o Pronto Socorro

 

Deve ser usado no pedido de abertura da CPI recentes relatórios produzidos pelo Sindimed, bem como pelos vereadores e pela senadora, que abriu processo no Ministério Público. A investigação está no gabinete do promotor de Justiça Alexandre Guedes, que esteve pessoalmente no hospital na última sexta-feira (17) e, segundo ela, o relatório será encaminhado ao Ministério da Saúde ainda esta semana. 

 

A senadora foi acompanhada ainda de um membro do Sindicato dos Médicos (Sindimed) e do Ministério da Saúde. Agora, deverá se debruçar em projetos de lei que possam humanizar o atendimento no hospital municipal, que recebe repasses do Sistema Único de Saúde (Sus) e do Governo do Estado.

 

Já Abílio está convicto que a saída, por agora, é apresentar o pedido de CPI. "Vamos ver se os vereadores topam. Agora tem denúncia do Sindimed e da senadora Selma Arruda. Temos que investigar os problemas na saúde”, disse Abílio. 

 

 

emanuelzinho insta

Post feito pelo deputado federal Emanuelzinho, filho do prefeito Emanuel Pinheiro

EM DEFESA DO PAI 

 

O tema virou motivo de rixa entre o vereador e o deputado federal Emanuelzinho (PTB), que usou uma publicação de Abílio nesta segunda-feira (20) para classificar o parlamentar de propagar “fake News”.

 

Ocorre que na noite de sexta-feira (20), a jornalista do ‘O Bom da Notícia’ esteve no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá por questões pessoais, e fez uma postagem no Facebook em forma de vídeo-denúncia. A postagem foi compartilhada pelo vereador e diversas outras pessoas. 

 

Em resposta a Abílio, no afã de defender a gestão do pai, o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB), Emanuelzinho fez um post no Instagram questionando a veracidade da imagem divulgada pela jornalista e pelo vereador. “Abílio Fake News. Ele ataca novamente. A troco de que se mente assim?”, questionou o deputado federal. 

 

Segundo Abílio, o deputado deveria usar seu direito de fiscalizador e ir no Pronto Socorro de Cuiabá para conhecer de perto a realidade no hospital, que, segundo as denúncias feitas pelos profissionais do local, trabalham sem luvas, seringas e nem mesmo morfina, poderoso analgésico essenciais para ser utilizado após cirurgias. 

 

“Emanuelzinho não conhece a saúde de Cuiabá, ou talvez conheça. O Emanuelzinho não conhece o pai dele, ou talvez conheça. Se ele conhecer o pai dele, a Saúde de Cuiabá e conhecer a gestão da saúde ele não vai fazer publicação daquele tipo. Como deputado federal ele vai buscar atender o interesse da população cuiabana”, comentou o vereador. 

 

“O melhor jeito de o prefeito descobrir o que é ‘Fake News, é ir no local para ver o que está acontecendo. Ele vai ver que falta insumos nas UPAS, Policlínicas, e todos os lugares”, disparou ele.