Domingo, 12 de Maio de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 17 de Abril de 2019, 15:21 - A | A

Quarta-feira, 17 de Abril de 2019, 15h:21 - A | A

PALÁCIO ALENCASTRO EM JOGO

Abílio pode trocar de partido, visando eleição para a Prefeitura de Cuiabá

Alexandra Freire e Rafael Medeiros

Perseverante opositor ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) na Câmara de Cuiabá,  o vereador Abílio Júnior pode deixar o Partido Social Cristão (PSC) e migrar para o Democracia Cristã (DC). A informação foi revelada por ele mesmo na manhã desta quarta-feira (17), após reunião com os deputados estaduais, Elizeu Nascimento, Ulysses Moraes e  o presidente do DC, Aécio Rodrigues.

 

Abílio e mais quatro vereadores da oposição [(Marcelo Bussiki (PSB), Dilemário Alencar (Pros), Felipe Wellaton (PV) e Diego Guimarães (PP)], participaram nesta terça-feira (16) de uma reunião com o diretório município do PSDB que teve o objetivo de projetar um cenário para as eleições de 2020.

 

“O PSDB chamou a gente para conversar sobre a questão de 2020. Hoje, estou aqui com o DC. Fomos muito bem recebidos sobre esse projeto de 2020, o quanto é importante essa oposição de Cuiabá, ao Emanuel Pinheiro, para lançar um nome para 2020”, disse ele.

 

Contudo, Abílio explicou que o DC pode ser porta de entrada para o grupo, dos cinco opositores, projetarem um nome para 2020. Sob este contexto, revelou que vem enfrentando dificuldades com PSC na Câmara, que é da base do prefeito. Lembra, ainda, que o presidente da sigla, o ex-vereador da Capital, Oséas Machado, que não conseguiu se reeleger e fora nomeado por Emanuel Pinheiro como diretor geral do Hospital São Benedito, está envolvido em processos e que o colocaram na mira do Ministério Público. Fato que pode impulsionar a saída de Abílio.

 

“O meu partido está mais ou menos na base do Emanuel Pinheiro, do qual eu sou um grande opositor. Então, estou tendo muita dificuldade com relação a isso. E nisso, a gente está buscando partidos para conversar porque a janela abre em março do ano que vem e temos que buscar um caminho. Confesso que estou muito interessado na construção desse caminho com o Democracia Cristã”, diz.

 

Questionado se ele seria o cabeça de chapa desta eventual corrida ao Alencastro, Abílio resumiu que tudo ainda está sendo conversado. Por outro lado, reforça que pode sim migrar de sigla, até porque Elizeu e Ulysses Moraes lutam por causas semelhantes as dele.

 

"Nós estamos estudando isso. Vai depender de como o Democracia Cristã está viabilizando essa questão (as eleições de 2020). Me interessei bastante na conversa que tivemos com DC por conta de alinhamento de valores. Então, estamos à disposição. E esperar essa janela de 2020. Possivelmente, não fico no PSC.

 

Porque depende do PSC se reconstruir, municipalmente falando. Do jeito que está, na base no prefeito, com Oseas nesta situação, é inviável eu ficar nesse partido”, finalizou.

 

Dos cinco vereadores, apenas Dilemário vem de uma reeleição. Todos os outros são novatos na política e têm empenhado boa parte do mandato em fiscalizações de ações da prefeitura. São responsáveis por aberturas de diversas denúncias contra Emanuel, ganham notoriedade de outras legendas.