Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 08 de Maio de 2019, 10:52 - A | A

Quarta-feira, 08 de Maio de 2019, 10h:52 - A | A

MP INVESTIGA

Apesar de denúncias, prefeitura diz que não faltou medicamento ou material de trabalho no PS

Ana Adélia Jácomo O Bom da Notícia

Após ao menos duas denúncias serem protocoladas nesta semana no Ministério Público do Estado (MPE) contra a administração no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, a prefeitura emitiu nota oficial na noite desta terça-feira (7). Ocorre que uma onda de falta de medicamentos, materiais cirúrgicos, de limpeza e todo tipo de insumo tem sido divulgada por políticos, médicos e funcionários do hospital.

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que “recebe nesta quarta-feira (8) o estoque de insumos para atender todas as unidades hospitalares do município, como do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Unidades de Saúde da Família (USF)”.  

 

A senadora Selma Arruda (PSL) e o vereador por Cuiabá Dilemário Alencar (Pros) foram alguns dos que utilizaram as redes sociais e o MP para registrar o caos no hospital. De acordo com comunicados internos, anexados nos processos, médicos têm solicitado repetidamente a compra de remédios, como morfina, por exemplo. A morfina é um fármaco narcótico de alto poder analgésico usado para aliviar dores severas, principalmente após cirurgias. 

 

Faltam ainda luvas, seringas, micropore, ataduras, sondas e diversos itens básicos de atendimento hospitalar. Na UTI Pediátrica a escassez também é denunciada. “Falta sonda! Vocês sabem o que significa não ter sonda nasogástrica? Significa que aquela pessoa que está internada na UTI, inconsciente, não tem como ser alimentada. Ela está morrendo de fome, de inanição, dentro do Pronto Socorro de Cuiabá”, reiterou a senadora. 

 

Confira AQUI e veja a lista de materiais em falta que foram denunciados no Ministério Público.

 

A Prefeitura de Cuiabá não comentou os ataques diretor ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). Disse apenas que no último sábado (4), já chegaram insumos como medicamentos e materiais de utilização dos profissionais de saúde para atender o Pronto Socorro.  "Chegamos no limite do estoque dos insumos no Pronto Socorro no último final de semana, mas não faltou nenhum medicamento ou material de trabalho dos profissionais de saúde e no sábado, novo estoque chegou na unidade, não comprometendo o trabalho das nossas equipes", explicou o secretário de Saúde, Luiz Antônio Possas de Carvalho. 

 

emanuel

 

“Além do HMC, que já está em funcionamento o ambulatório e enfermaria, o prefeito Emanuel Pinheiro determinou Tolerância Zero para filas nos corredores do Pronto Socorro, algo recorrente há vários anos. A saúde da Capital também segue na construção de duas UPAs, reforma ou revitalização de unidades de saúde”, diz trecho da nota oficial.

 

O prefeito lançou recentemente um disque-denúncia para evitar que pacientes se acumulem nos corredores do Pronto Socorro. Ele divulgou o número (65) 98459-3823 com o slogan “Lugar de paciente não é no corredor”.

 

Atualizada às 13:29h 

 

O secretário de Saúde de Cuiabá, Antonio Possas, esteve nesta quarta-feira (08.05) no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá para, segundo ele, tranquilizar a população sobre a suposta falta de remédios e medicamentos. Ele classificou as denúncias como “fatos infundados que circulam na internet”, e divulgou um vídeo dentro da farmácia na unidade hospitalar.

 

Veja o vídeo: