Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 04 de Abril de 2019, 08:37 - A | A

Quinta-feira, 04 de Abril de 2019, 08h:37 - A | A

SAÚDE DE CUIABÁ NA UTI

Cinco vereadores são expulsos do Pronto-Socorro de Cuiabá por denunciarem caos na Saúde

Ana Adélia Jácomo -O Bom da Notícia

Durante visita no Pronto-Socorro de Cuiabá ocorrida na noite desta quarta-feira (3), cinco vereadores por Cuiabá foram expulsos do hospital. Eles registram Boletim de Ocorrência na Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).

 

Matéria veiculada no mesmo dia pelo O Bom da Notícia teria mobilizado a comissão para conferir in loco as denúncias dos médicos que apontam para a falta de insumos básicos considerados indispensáveis para a realização de cirurgias. Leia AQUI.

 

Em vídeos transmitidos ao vivo pelo Facebook, Dilemário Alencar (PROS) e Abílio Júnior (PSC) exibiram a ação da Polícia Militar, que os retirou do local liderados pelo secretário de Ordem Pública de Cuiabá, coronel Leovaldo Salles. Segundo eles, por ordem do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

 

A primeira expulsão ocorreu com o vereador Dilemário, que estava em uma ala do Pronto-Socorro conversando com pacientes e servidores que confirmaram notícia veiculada pelo O Bom da Notícia de que está faltando remédios e insumos básicos para realização de cirurgias.

 

Logo em seguida foram expulsos do local os vereadores Marcelo Bussiki (PSB), Felipe Wellaton (PV), Diego Guimarães (Progressistas) e Abílio. “Um absurdo o que está acontecendo em Cuiabá, pois é dever constitucional do vereador fiscalizar a gestão do executivo nos órgãos municipais”, disse Dilemário. 

 

Veja o vídeo: 

 

Abílio também postou vídeos em suas redes sociais denunciando a ação do coronel, que, segundo ele, criou tumulto na UTI e, aos gritos, impediu que os vereadores fizeram fiscalização. O diretor do hospital estava acompanhando. 

 

Veja o vídeo: 

 

“Assim terminou nossa fiscalização no velho Hospital Pronto Socorro de Cuiabá. Estávamos com o acompanhamento do Diretor do Pronto Socorro que aguardamos por 40 minutos”. 

 

O OUTRO LADO

 

A Prefeitura de Cuiabá emitiu nota oficial sobre o caso. Confira:

 

Em relação à questão da fiscalização que alguns vereadores decidiram fazer no Pronto Socorro na noite desta quarta-feira (03), a Secretaria Municipal de Saúde informa:

 

- O Pronto Socorro é um hospital e como tal tem uma série de regras, como por exemplo horário de visitação, questão de controle de infecções, além de respeito à privacidade dos pacientes, que estão internados por estarem doentes;

 

-Apesar dos vereadores serem autoridades eleitas pela população, eles também são cidadãos como todos os outros e sendo assim precisam respeitar as regras do hospital 

 

-A Secretaria Municipal de Saúde, tão logo recebeu a comunicação do Pronto Socorro sobre a falta de insumos começou a tomar as providências para atender a solicitação da unidade. O problema foi solucionado ainda nesta quarta-feira.

 

- A falta de insumos ocorreu devido à grande quantidade de pacientes que o Pronto Socorro recebeu com o fechamento da Santa Casa (que os atendia com leitos de retaguarda), pois atrapalhou o planejamento do hospital, que também absorve toda a demanda do interior, que representa 60% de todos os pacientes que estão no Pronto Socorro.