Sexta-feira, 10 de Maio de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 15 de Maio de 2019, 14:36 - A | A

Quarta-feira, 15 de Maio de 2019, 14h:36 - A | A

DIZ ALLAN SOBRE OBRA DA COPA

"COT da UFMT deverá ser entregue este ano, já do Pari não tem data de entrega"

Alexandra Freire - O Bom da Notícia

O Centro de Treinamento Professor João Batista Jaude, o COT da UFMT, terá 100% da sua obra concluída até o final deste ano, no mais tardar no início de 2020, garantiu nesta quarta-feira (15), o o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Allan Kardec (PDT), durante entrevista à Rádio Capital FM.

 

O COT foi iniciado em 4 de março 2013 e faz parte do conjunto de obras ainda da Copa 2014. E sua entrega prometida pelo ex-governador Silval Barbosa (sem partido), acusado de desviar milhões destas obras, inclusive desvios assumidos por ele em sua delação premiada junto ao Supremo Tribunal Federal, homologada pelo ministro Luiz Fux.


“É calo nosso. Nós não podemos correr disso. A viúva é nossa e o COT da UFMT está próximo de terminar. Já liberamos a pista, que está, inclusive, emborrachada, com produto adquirido na Itália na gestão passada e pronta para receber provas internacionais”, disse Allan. 

 

Contudo, o secretário aponta para um problema no campo do centro de treinamento. O mato tomou conta do campo e um novo trabalho de manutenção e recuperação terá de ser feito no gramado.

 

“Nós estamos, infelizmente, com um processo de judicialização com relação ao campo que vai ter que ter refeito, com a grama similar a da Arena Pantanal. E ainda um outro trabalho para terminar na revisão da arquibancada.

 

“Ali  [COT da UFMT] está faltando só essa revisão do campo e a questão da arquibancada. Nós só vamos poder tocar isso a partir de agosto. Mas o governador Mauro Mendes (DEM) já determinou que o COT da UFMT é prioridade a gente o entrega ainda esse ano. No máximo, caso ocorra algum atraso, no começo do ano que vem, 100% pronto.", disse.

 

A obra do COT UFMT teve início em março de 2013 e deveria ter sido finalizada no início do ano de 2014 para Copa do Mundo. Depois de um tempo paralisada, por questões burocráticas, foi retomada em abril de 2017 na então gestão do ex-secretário da Secid e atual deputado, o tucano  Wilson Santos.

 

COT DO PARI

 

Com relação ao COT do Pari em Várzea Grande, Allan informa que ainda não teve definição para retomada das obras do centro esportivo. Em total  abandono, já há registro de furtos de materiais elétricos e cadeiras da arquibancada, sem contar que o  mato muito alto.

 

“Agora, o COT do Pari nós ainda não conseguimos sentar com o governador no sentindo de ter um encaminhamento, mas sabemos que ele está abandonado. Já foram feitos vários saques como os alambrados, cadeiras da arquibancada, além do mato subindo. A empresa responsável pelo Centro abandonou a obra. E aí é uma questão realmente muito delicada. Podendo até ser retirada a empresa e encerrar esse contrato, para aí retormarmos as obras", finaliza Kardec.

 

O COT do Pari é uma das muitas obras deixadas inacabadas após a realização do Mundial de Futebol em que Cuiabá foi uma das 12 sedes no país. O Centro Oficial de Treinamento teria que ficar pronto até junho de 2014 e foi orçado em R$ 31,7 milhões. Sabe-se que mais de R$ 21 milhões foram repassados ao Consórcio Barra do Pari, liderado pela empresa Engeglobal.