Domingo, 12 de Maio de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 05 de Junho de 2019, 20:20 - A | A

Quarta-feira, 05 de Junho de 2019, 20h:20 - A | A

VISITA PRESIDENCIAL

Deputados cobram em encontro com Bolsonaro pagamento do FEX e recursos para infraestrutura

Rafael Machado - O Bom da Notícia

Os deputados estaduais aproveitaram a presença do presidente Jair Bolsonaro (PSL) no lançamento do programa ‘Juntos pelo Araguaia’ – na cidade de Aragarças (GO), que faz divisa com Barra do Garças (MT), na manhã desta quarta-feira (5) – para pedir agilidade na aprovação da Reforma da Previdência, pagamento de R$ 400 milhões referente ao Auxílio Financeiro de Fomento às Exportações (FEX) e melhorias na infraestrutura.

 

Segundo o deputado Dilmar Dal Bosco (DEM), foi solicitado ao presidente que convoque os senadores e deputados federais para alertar sobre a necessidade da aprovação da proposta que modifica a previdência no país.

 

Para o democrata, essa questão está desequilibrando o Estado e o Brasil e que sua aprovação é necessária para estabilidade das maquinas públicas. A reforma está em discussões no Congresso Nacional.

 

Além disso, os parlamentares solicitaram a liberação do pagamento de R$ 450 milhões referente ao FEX. O dinheiro está emperrado desde o ano passado, o que impactou na conta do Estado que teve que escalonar o salário dos servidores públicos no último mês de gestão de Pedro Taques (PSDB) o que também impactou negativamente no início do governo Mauro Mendes (DEM).

 

O FEX foi criado para compensar as perdas dos Estados exportadores, após sanção da Lei Kandir que prevê a isenção do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre as exportações de produtos primários e semielaborados.

 

Questões referente das ferrovias também foram debatidos no encontro. Para o deputado, as obras tem que avançar e que o presidente vai analisar os pedidos de expansão dos trilhos em Mato Grosso para colaborar na infraestrutura do Estado.

 

Entrega de título

 

No lançamento do programa, o deputado Sílvio Fávero, que é do mesmo partido do presidente, entregou o título de cidadão mato-grossense a Jair Bolsonaro. O parlamentar é autor da proposta que foi aprovada na Assembleia Legislativa em abril.

 

Fávero estava esperando a visita de Bolsonaro no Estado para entregar a honraria.

 

Ele ainda contou que durante o encontro, ficou decidido que o governador e deputados que não são do PSL, avisem a base do partido em Mato Grosso ao agendar uma visita ao presidente, a ideia é valorizar os parlamentares da legenda no Estado.