Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 10 de Junho de 2019, 14:08 - A | A

Segunda-feira, 10 de Junho de 2019, 14h:08 - A | A

COMPRA DE VAGA NO TCE

Eder rechaça depoimento de Riva e diz que nunca negociou vaga para TCE

Rafael Machado - O Bom da Notícia

O ex-secretário estadual Eder Moraes negou qualquer participação em uma possível negociata para compra de vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) ou que tenha recebido aval do ex-governador Blairo Maggi (PP) para tratar de assuntos ‘não republicanos’. "Não negociei e não fiz nada de errado", disse o ex-secretário ao 'O Bom da Notícia'.

 

O ex-presidente da Assembleia Legislativa e ex-deputado, José Riva revelou à Justiça Federal que a compra da cadeira do conselheiro Alencar Soares Filho teria custado R$ 15 milhões e que teve aval de Maggi.

 

A informação que circulou neste último domingo(09) em vários veículos de comunicação do Estado, revelam que o acordo para comprar a vaga foi definido na eleição da Mesa Diretora da Assembleia, em 2009, para o ex-deputado e conselheiro afastado, Sérgio Ricardo, ficasse com o cargo.

 

Inicialmente, Ricardo teria repassado R$ 2,5 milhões para Soares, mas com a interferência de Maggi, no acordo, o conselheiro devolveu o montante via empresário Júnior Mendonça. Logo após, o então governador havia proposto que Eder ficasse com a vaga, o que foi contestado por Riva, já que havia outros deputados que estavam interessados na vaga.

 

Segundo Eder Moraes, se houve possíveis tratativas, elas ocorreram na Assembleia Legislativa e que ele não tem nada a ver com isso. Ele citou que a possível tratativa para que ele ocupasse a vaga de conselheiro passou por uma discussão mais politica e que não foi concluída.

 

“Nunca negociei com Sérgio Ricardo nem com ninguém do Tribunal de Contas do Estado, eu não tenho liberdade com eles. E, nem tampouco, falei sobre essa situação com Blairo Maggi. E ele jamais deu aval para assuntos não republicanos”, disse o ex-secretário.

 

Já o ex-deputado e conselheiro afastado, Sérgio Ricardo optou em desmontar a confissão do ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Geraldo Riva, ao revelar que o ex-parlamentar responde há várias ações de im probidade e desvio na Casa de Leis e, assim, não teria fé pública para acusá-lo da compra da vaga no TCE alegando que, no entannto, não teve acesso ao depoimento de José Riva. Assegurando, contudo, que o processo que o conduziu ao Tribunal de Contas foi legal e transparente.

 

A equipe do 'O Bom da Notícia' não conseguiu contato com Alencar Soares ou com a defesa, o espaço continua aberto para manifestações.

 

Por meio de sua assessoria, o ex-governador e ex-ministro do Mapa, Blairo Maggi, disse que não irá manifestar sobre as declarações de Riva. (Com informações iniciais da A Gazeta)