Terça-feira, 14 de Maio de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 17 de Abril de 2019, 12:02 - A | A

Quarta-feira, 17 de Abril de 2019, 12h:02 - A | A

VEJA VÍDEO

Em sessão histórica, Janaina é a primeira mulher a assumir a presidência da AL

Alexandra Freire e Rafael Medeiros

Assessoria

ALMT

 

A deputada emedebista Janaina Riva assumiu nesta quarta-feira (17), a presidência da Assembleia Legislativa. Em discurso emocionado, a parlamentar afirmou sobre seu orgulho de ser a primeira mulher em 184 anos de Parlamento Estadual a alcançar a chefia da Casa de Leis. Ela fica na cadeira de Eduardo Botelho (DEM), que se afastará do cargo num período de 121 dias para resolver problemas particulares e de saúde.

“Pode ficar tranquilo Botelho, que a Casa vai ficar em ordem! Hoje é um dia histórico para o Parlamento Estadual pela primeira vez nos 184 anos de história de Parlamento uma mulher assume a presidência da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Fiz de cada pedra em meu caminho um degrau, que me conduziu à reeleição em 2018”, lembra.

 

Eleita com 51. 546 votos, Janaina destaca que assume a presidência não mais como a herdeira política, mas sim como a deputada, que lutou pelo direito de todos e deu voz aos que não eram vistos.

 

Pode ficar tranquilo, Botelho, que a Casa vai ficar em ordem!

A deputada também destacou a importância da família nesses quatro anos e agradeceu a seus pais (Janete e José Riva) e ao marido Diógenes Fagundes.

 

Já o presidente da Casa, deputado Eduardo Botelho (DEM), disse que a posse de Janaina na presidência é um marco histórico no Legislativo, ainda lembrando que seu afastamento também prestigia seu suplente, o vereador de Cuiabá, Toninho de Souza (PSD).

 

“Pela primeira vez uma mulher está assumindo o parlamento estadual, marcando um momento histórico, e também prestigia o meu suplente que de certa forma o sistema eleitoral ajuda na formação de um número de votos de legenda para eleição. E nesse aspecto estamos atendendo a todos os companheiros nossos”, falou.

 

Ele ainda ponderou que não fez nenhuma recomendação a emedebista e que ela terá total liberdade para conduzir os trabalhos durante estes 121 dias.

 

Discurso de Eduardo Botelho na íntegra

CUMPRIMENTOS E CORDIALIDADES

 

Este é um momento de extrema alegria para mim e acredito que também para todos aqui desta casa e de todos os mato-grossenses, pois estamos escrevendo um pedaço importantíssimo da história deste parlamento. Depois de 19 legislaturas, pela primeira vez uma mulher vai assumir de forma oficial a presidência desta casa.

 

E tal fato coube a mim, um homem nascido no dia 8 de março, no dia da mulher. Coincidências a parte, confesso que poder fazer esta passagem, mesmo que temporária, me enche de orgulho, até mesmo porque a senhora deputada é uma das pessoas mais competentes que já sentou nas cadeiras desta casa. Pela competência e disponibilidade não tenho duvidas que ainda irá assumir muitos outros cargos de destaque não só nesta casa, mas no nosso estado e no cenário federal deste país.

 

Estamos falando de Janaína Greyce Riva Fagundes, a nossa deputada Janaína Riva. Ela é não somente representante das mulheres neste parlamento, mas também filha deste novo estado que se forma a partir das décadas de 60, 70 e 80 do século XX. Janaína é filha de Juara, é filha das novas fronteiras de progresso e desenvolvimento deste estado. Janaína já é fruto deste novo Mato Grosso que tanto nos orgulha e engrandece.

Desde Oliva Enciso, uma professora corumbaense radicada em Campo Grande, que foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira no Parlamento Estadual de Mato Grosso ainda na década de 50, quando Mato Grosso e Mato Grosso do Sul era um único estado, passando por Sarita Baracat, a primeira mulher a ocupar uma cadeira neste legislativo no pós-divisão.

 

Deputada Janaína, você assume esta cadeira, mesmo que por um curto período, mas você assume de forma oficial por todas elas e por todas as mulheres mato-grossenses. Não posso deixar de enaltecer também outras mulheres que vieram antes de você e muito contribuíram com este parlamento, tais como: Thais Barbosa, Serys Slhessarenko, Malba Varjão, Zilda Campos Leite, a professora Verinha, Ana Carla Muniz, Professora Vilma, Chica Nunes, Tetê Bezerra, Luciane Bezerra e Maria Isaura.

 

Parafraseando a poetiza Cora Coralina, posso dizer essas são “aquelas mulhers que fizeram a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores”. Seu nome já esta registrado na historia do nosso estado nobre deputada.

 

Por isso concluo afirmando que através de você, deputada Janaina Riva, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso homenageia e parabeniza todas as mulheres mato-grossenses, e torcemos para que muito em breve aqui neste parlamento possamos ter pelo menos cinquenta por cento de parlamentarres femininas. Vou me afastar por uns dias, e vou muito tranquilo, porque seu nome é sucesso Deputada.

 

Muito obrigado.

 

 

 

VÍDEO