Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 22 de Outubro de 2019, 11:00 - A | A

Terça-feira, 22 de Outubro de 2019, 11h:00 - A | A

VEJA CANDIDATOS

Marqueteiro aponta 10 candidatos e 2º turno em Cuiabá

O Bom da Notícia

Em análise realizada esta semana pelo ex-senador e radialista, Antero Paes de Barros, também consultor de marketing, responsável por várias campanhas bem sucedidas no Estado, dentre ela as campanhas do ex-governador tucano Pedro Taques e do atual governador Mauro Mendes(DEM), há pelo menos 10 políticos que têm se destacado, após divulgarem a disposição de disputarem o comando do Palácio Alencantro em 2020.

 

Conforme Antero, apesar das composições que comumente ocorrem em articulações políticas, ele acredita que será alto o número de candidatos que podem enfrentar as urnas na majoritária. Se confirmada a lista, ela já oferece a certeza da realização de segundo turno.

 

Dentre os que buscam a majoritária está o prefeito emedebista Emanuel Pinheiro que confirmou na última sexta-feira (18), em conversa com jornalista, que não quer disputar o governo de Mato Grosso em 2022, mas que estaria focado em sua reeleição.  O atual prefeito de Cuiabá acredita que tem o apoio confirmado do seu partido, o MDB e mais 11 legendas.

 

Dos que já anunciaram apoio a Emanuel devem ser destacados, o PTB, partido do deputado Emanuelzinho e do ex-prefeito Chico Galindo. O PR, do senador Wellington Fagundes, cujo filho é casado com a deputada Janaina, do MDB. São dados como certos também os apoios do PV, PP, Avante e mais algumas legendas de menor expressão. 

 

Outra candidatura que tem enorme densidade, mas até o momento não tem o abrigo de nenhum partido - por indecisão ou estratégia -, é do ex-prefeito de Cuiabá, Roberto França que vem recebendo inúmeros convites, mas só vai se manifestar sobre eles em março do ano que vem. O que mantém Roberto França, no topo do noticiário político é o seu programa de TV, Resumo do Dia.

 

Niuan Ribeiro, o vice-prefeito de Emanuel também vai entrar na briga. Nesta semana, Niuan vai fazer um encontro do seu partido em Cuiabá, ocasião em que estará recebendo várias lideranças nacionais do Podemos, dentre as quais, o senador Álvaro Dias, que na eleição passada foi candidato do partido à Presidência da República. A presidente nacional do partido, deputada Renata Abreu também estará presente, bem como o deputado Bebeto, tetra campeão mundial de futebol. Além destes, Niuan terá também as presenças das estrelas locais, o deputado José Medeiros, vice lider de Bolsonaro e a senadora Selma Arruda. O encontro vai ser uma espécie de pré-lançamento da candidatura de Niuan.

 

Além destes, o governador Mauro Mendes já adiantou que terá um candidato do DEM. Três nomes disputam a preferência do líder maior do Estado. Caberá a ele decidir o nome do candidato. A preferência deve recair em Mauro Carvalho ou Gilberto Figueiredo. Mas ainda há Fabio Garcia, de quem é amigo particular e de longas datas. Não necessariamente nesta ordem, mas será um dos três. O nome de Rogério Gallo, não entra na lista é só especulação.

 

Vitório Galli, ex-deputado federal, que se notabilizou por atacar a Disney, afirmando que o Rei Leão e Mickey Mouse são gays se apresenta como candidato dos Patriotas, seu novo partido. Galli não tem nenhuma articulação política e é uma candidatura solitária, sem qualquer chance de sucesso na eleição.

 

Gisela Simona, a coordenadora do Procon teve espetacular votação na eleição passada, tendo sido a deputada federal mais votada em Cuiabá, com mais de 33 mil votos. Assumiu a presidência do PROS e já avisou que não vai aceitar a vice de ninguém. Gisela continua coordenadora do Procon, onde ajuda os pobres consumidores a fazerem valer seus direitos. É mulher. É negra. É forte candidata.

 

Felipe Wellaton. Vereador que se notabilizou por fazer oposição a Emanuel. Deve ser candidato pelo Cidadania. Será enorme novidade na eleição de prefeito. Não quer se recandidatar a vereador. Deve filiar-se e ser candidato pelo Cidadania. Sua única preocupação é fazer uma campanha diferente, ética e discutindo Cuiabá. De início parece ter poucas chances. Precisará crescer no horário eleitoral.

 

Maestro Fabricio. Vai ser candidato pelo PDT. Espera receber o apoio da esquerda, fato que dificilmente ocorrerá, em função dos desentendimentos nacionais. Também será uma novidade que pode crescer com o horário eleitoral.

 

Julier Sebastião. O ex-juiz está de volta ao PT e articulando com Lúdio sua reinserção no partido e na candidatura. Julier não foi bem na eleição passada. No PT, se for aceito pelo partido pode fazer um papel melhor. Não é candidato ao segundo turno.

 

Nelson Barbudo. Perdeu a aura de grande defensor de Bolsonaro. O único leal de MT é José Medeiros. Barbudo ficou contra o filho do presidente, Eduardo Bolsonaro, na eleição interna do PSL. Chegou a ser acusado de traidor. Os bolsominions podem não apoiar. Resta saber se depois de Eduardo assumir a liderança, Barbudo vai ou não sepultar o projeto de candidatura a prefeito.

 

Como visto a eleição terá dois turnos e na disputa das duas vagas estão - sem analisar a eficiência do horário eleitoral -, Emanuel Pinheiro, o candidato de Mauro Mendes, Roberto França e Gisela Simona. Os outros precisarão crescer muito no horário eleitoral e contar com erros dos favoritos. (Com analise politica de Antero Paes de Barros e do site Pnb)