Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 15 de Novembro de 2018, 09:31 - A | A

Quinta-feira, 15 de Novembro de 2018, 09h:31 - A | A

REUNIÃO DOS ELEITOS

Mendes afirma que Bolsonaro pretende rever o Pacto Federativo para beneficiar os municípios

Kamila Arruda

O governador eleito Mauro Mendes (DEM) esteve em Brasília nesta quarta-feira (14), onde participou de uma reunião com o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), os futuros ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, além de outros 17 governadores eleitos.

 

Conforme o democrata, o principal assunto debatido no encontro foi a implantação de uma política fiscal que garanta o equilíbrio das contas públicas. “A reunião foi extremamente importante para começar um alinhamento de uma agenda de prioridades para o Executivo e para os estados brasileiros”, enfatizou. 

 

Outro tema abordado durante a reunião foi a reforma do Pacto Federativo, como forma de beneficiar os estados e municípios brasileiros de forma mais direta. Um novo encontro está agendado para o dia 12 de dezembro, onde os gestores darão continuidade as conversas. 

 

“Esta agenda será construída nas próximas semanas, e no dia 12 de dezembro, voltaremos a ter outra reunião, mas preliminarmente esta agenda caminha para a construção de mecanismos que possam permitir o enxugamento da maquina publico, mecanismos que possam permitir o ajuste e equilíbrio fiscal dos estados brasileiros, mecanismos também para o desenvolvimento da nossa economia, para celeridade do licenciamento, enfim, mecanismos que façam com que o dinheiro arrecadado também na União possam chegar mais rápido ate os municípios, ate os estados, através de uma repactuação do sistema tributário, chamado pacto federativo”, pontuou. 

 

Mendes afirma que o presidente eleito foi enfático ao “dizer da sua disposição em fazer os enfrentamentos necessários para honrar os compromissos com o Brasil”. 

 

“O ministro Paulo Guedes falou claramente que a economia vai ter que ser uma economia liberal, uma economia de mercado. Precisamos de menos de menos Brasília e mais Brasil, ou seja, o governo vai trabalhar para diminuir o tamanho da maquina federal para que o dinheiro que vem a Brasília, dentro de um novo sistema tributário, possa chegar diretamente onde as demandas estão concentradas que é os municípios brasileiros”, completou.