Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

SAÚDE & BEM ESTAR Terça-feira, 19 de Novembro de 2019, 06:37 - A | A

Terça-feira, 19 de Novembro de 2019, 06h:37 - A | A

10 hábitos para você colocar em prática e evitar os principais tipos de câncer

IG Saúde

Uma análise feita pela American Society of Clinical Oncology indica que seguir uma alimentação  balanceada e praticar atividades físicas com regularidade são medidas que ajudam a prevenir 40% dos casos de câncer. Por isso, mudar o estilo de vida, principalmente se você não está acostumado a levar uma vida saudável, é tão importante.

Leia também: Tabagismo mata 200 mil brasileiros por ano; veja riscos e como parar de fumar

parar de fumar arrow-options
shutterstock
O tabagismo é o principal fator de risco para o surgimento de câncer e, por conta disso, é importante parar de fumar

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o câncer é a segunda principal causa de morte em todo mundo. Somente em 2018, foram 9,6 milhões de mortes. Isso se deve, principalmente, à maior exposição aos fatores de risco, como o cigarro, alimentação inadequada, o abuso do álcool e a falta de exercício físico. 

Hoje em dia, os tipos mais comuns de câncer são: pulmão, mama, colorretal, próstata, de pele não-melanoma e estômago. Para ajudar na prevenção desses e outros, Auro Del Giglio,  oncologista do HCor, lista 10 hábitos que são fundamentais e que devem ser seguidos pela população. Confira!

1. Não fumar

Segundo a OPAS, o tabagismo é o principal fator de risco para o surgimento de câncer, além de causar 22% das mortes em decorrência da doença.  "Para se ter uma ideia, 90% dos casos de câncer de pulmão tem o cigarro como responsável", esclarece Giglio. 

"Os outros 10% são decorrentes do fumo passivo. O tabagismo também é o grande culpado por 30% da ocorrência de outros tipos de câncer, como boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero e leucemia", aponta o profissional.

2. Controlar a ingestão de bebidas alcoólicas

O álcool, por sua vez, também aumenta a chance de desenvolvimento de alguns tumores. Mas o que mais se nota é que ele potencializa os efeitos do tabaco. "Além disso, estudos científicos têm relacionado o abuso do álcool com outros tipos de câncer [além dos principais]", diz o oncologista.

3. Usar camisinha durante o sexo

O papiloma vírus humano (HPV) - transmitido sexualmente - é o principal responsável por alguns tipos de câncer, como o câncer do colo do útero, vulva, pênis e orofaringe (garganta). "Por isso, a importância de praticar sexo seguro e sempre com o uso da camisinha - até mesmo para o sexo oral", orienta Giglio. A vacinação contra o HPV também é importante.

4. Ter cuidado com a hepatite

Vale ressaltar que o sexo seguro também evita o vírus da hepatite B (que conta com vacina) e da hepatite C (que não possui vacinação). Ambas podem levar ao surgimento do câncer de fígado. "O uso da camisinha, além de reduzir as chances de cânceres no sistema reprodutor e orofaringe, também pode proteger seu fígado", diz o profissional.

Leia também: Silenciosa, hepatite C requer atenção; saiba quais cuidados ter no dia a dia

5. Controlar o excesso de açúcares e gorduras

Apesar do açúcar não ter relação direto com os tipos de câncer, quando consumido em excesso, faz o organismo liberar muita insulina para metabolizá-lo. "A insulina muito alta aumenta a produção de uma substância chamada citocina pró-inflamatória. E quanto maior a quantidade, maiores as chances de câncer. Em relação às frutas, legumes e verduras, elas são ricas em fibras e protegem o intestino contra o câncer", alerta Giglio.

6. Evitar alimentos processados

Presunto, mortadela, salame, bacon, salsicha e bacon são alimentos processados e ricos em uma substância chamada nitrosamina, apontada pelo médico como cancerígena. Diante disso, é importante evitar consumir esses alimentos ao máximo, assim como os que são vendidos em fast food.

7. Proteger-se do sol

Os raios UVA e UVB, emitidos pelo sol, são os responsáveis pelas alterações celulares que podem levam ao câncer de pele. Dessa forma, é importante usar protetor solar e evitar exposição das 10h às 16h.

"Além do protetor solar, que deve ter o mínimo de fator 20, é preferível tomar sol apenas antes das 10h e depois das 16h e não abrir mão de barreiras físicas, como chapéus, guarda-sol, bonés e óculos escuros. Além da importância de passar com um dermatologista anualmente para a inspeção de lesões cutâneas suspeitas", orienta Giglio.

8. Praticar atividade física

Praticar atividade física ajuda na prevenção de diversas doenças, inclusive do câncer. Isto se deve graças a capacidade, em especial de exercícios aeróbicos, de diminuir a circulação das citocinas pró-inflamatórias em nosso organismo.

9. Ter atenção com a saúde

Quando há algo de errado com o nosso corpo, ele pode indicar alguns sinais. Isso também vale para casos de câncer. Dessa forma, é importante que se preste atenção no corpo. Afinal, somente dessa forma é possível notar a presença de algum caroço estranho, uma íngua, mancha na pele ou qualquer outro sinal.

Leia também: Notou um possível erro no resultado de algum exame? Saiba o que você deve fazer

10. Fazer um check-up anual

Giglio orienta que é importante realizar todos os exames de diagnóstico precoce que são indicados pelo médico. "Existe uma série de exames que são fundamentais na hora de detectar os diversos tipos de cânceres. Entre eles a mamografia, por exemplo, que deve ser feita a partir dos 40 anos para detectar o câncer de mama", finaliza.



Fonte: IG Saúde