Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

VARIEDADES Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2019, 12:38 - A | A

Quarta-feira, 04 de Dezembro de 2019, 12h:38 - A | A

iPhone 11 Pro tenta acessar localização do usuário mesmo com recurso desativado

IG Tecnologia

Olhar Digital

iPhone 11 Pro arrow-options
Divulgação/Apple
Os iPhone 11 Pro têm cores mais sérias.


Segundo Brian Krebs, jornalista e investigador de segurança , o iPhone 11 Pro exibe um comportamento, no mínimo, curioso. Segundo ele, o novo celular da Apple tenta frequentemente obter a localização do usuário , mesmo quando o recurso está desabilitado nas configurações do aparelho.

A política de privacidade disponível na tela "serviços de localização" do iPhone diz: "Se os serviços de localização estiverem ativados, o iPhone enviará periodicamente as coordenadas geográficas de pontos de acesso Wi-Fi e torres de celular nas proximidades (quando suportados pelo um dispositivo) de forma anônima e criptografada para a Apple , para ampliar um banco de dados alimentado pelos usuários com a localização de hotspots Wi-Fi e torres de telefonia celular".

Usuários podem desativar completamente os serviços de localização com um toque (navegando para Configurações > Privacidade > Serviços de localização e depois mudando "Serviços de localização" para "desativado").

Leia também: Parece cinema mas não é: assista a vídeo gravado apenas com iPhone

Segundo a Apple , quando isso é feito, o indicador de serviços de localização - uma pequena seta diagonal para cima à esquerda do ícone da bateria - não aparece mais, a menos que os Serviços de Localização sejam reativados.


A empresa informa que também é possível "desativar os serviços do sistema que usam localização tocando em Serviços do Sistema e desativando cada um individualmente".

Mas aparentemente existem alguns serviços do sistema no i Phone 11 Pro (e talvez em outros modelos) que solicitam dados de localização mesmo que desativados , pois o ícone de seta ainda aparece periodicamente mesmo após a desativação individual de todos os serviços que usam a localização.

Leia também: Quando a Apple lançará um iPhone dobrável?

Krebs compartilhou com a Apple um vídeo gravado em um iPhone 11 Pro novo que exemplifica o problema. Em resposta, a Apple afirmou: "não vemos implicações reais de segurança . É esperado que o ícone dos Serviços de Localização apareça na barra de status mesmo quando os Serviços de Localização estiverem ativados. "O ícone aparece por causa de serviços do sistema que não estão listados nas Configurações ".

Ou seja, a Apple admite que há "algo" no iPhone 11 Pro que solicita frequentemente a localização do usuário , mesmo que este comportamento tenha sido explicitamente desativado nas configurações do sistema. Segundo Krebs, a empresa não respondeu a pedidos para explicar o que esse "algo" é.



Fonte: IG Tecnologia