icon Sábado, 21 de Setembro de 2019

VARIEDADES - A | + A

MACACO NA AMAZÔNIA 16.08.2019 | 14h:44

Pesquisadores de MT descobrem nova espécie de macaco

Reprodução

Uma expedição integrada por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) descobriu uma nova espécie de macaco sagui no Sudoeste do Pará. A área, segundo a instituição, faz parte do Arco de desmatamento da Amazônia brasileira. Um artigo que descreve a descoberta está disponível na internet.

A nova espécie vive, de acordo com os pesquisadores, em uma região com biodiversidade pouca estudada.

Para diferenciar o sagui-dos-munduruku das outras espécies já conhecidas pela ciência, foi utilizada uma abordagem integrativa, que considerou as características de coloração da pelagem, as relações filogenéticas com base em sequências de DNA genômico, e a distribuição geográfica.

Os saguis-dos-munduruku – como a espécie foi batizada –, possuem cauda, mãos e face brancas, a parte posterior das costas bege-amarelada e antebraços brancos com manchas bege-amareladas nos cotovelos.

Ilustração da nova espécie descoberta no Pará — Foto: Reprodução

A preocupação, porém, é que por viver em uma área de desmatamento o animal já está ameaçado de extinção.

O sagui-dos-munduruku recebeu o nome científico de Mico mundurukuem homenagem à etnia indígena munduruku, que ocupa a região onde a espécie foi encontrada.

Expedição