Que a internet se tornou o principal canal pra conseguir um emprego já não é novidade. O canal se tornou o principal meio para se candidatar a vagas, seja através do envio de currículos por e-mail, cadastro em sites especializados e das próprias empresas contratantes ou até de redes sociais.
No caso das redes sociais, a facilidade da utilização do WhatsApp também favorece o processo seletivo, principalmente para divulgação de vagas e até para seleção de profissionais.
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A rede de fast food Burger King é a mais nova marca a testar o uso de 'chatbots' para otimizar etapas da sua operação. Desde outubro, a marca utiliza uma aplicação criada dentro do WhastApp para dar mais velocidade aos processos seletivos realizados pela firma.
O objetivo da empresa é tornar o processo de recrutamento mais ágil e simplificado para os interessados nas vagas abertas na companhia.
"A ferramenta otimiza os processos de recrutamento da companhia e funciona como banco de currículos. Por meio do canal, os interessados recebem perguntas básicas sobre seu perfil e podem chegar a um encontro presencial pré-avaliado com os gestores das marcas Burger King e Popeyes", explica Marcia Baena, diretora de Gente & Gestão do Burger King Brasil, em entrevista ao G1.
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Para participar da selação, o candidato acessa o WhatsApp da rede (11 94317 6360) e cadastra seu perfil pelo chatbot; ele pode também escanear o QRCode fixado nas lojas da rede, que também vai direcioná-lo para o chatbot. As perguntas, que são específicas e direcionadas, são realizadas pelo robô, e a pergunta final para o candidato é se deseja anexar o currículo.
Os dados são enviados para o banco de currículos, que é acessado pelos restaurantes da rede. Não é obrigatório anexar o currículo, o cadastro já é validado somente com as respostas e já fica no banco de currículos para contatos para as oportunidades em todo o Brasil.
Cada unidade tem acesso a uma base de candidatos próximos da sua localidade e pode filtrar os que mais se adequam ao perfil com os requisitos básicos para cada função. O sistema funciona como um banco de currículos, não é destinado para uma vaga especifica.
"Os nossos restaurantes receberam a orientação de não receberem mais os currículos físicos e sim solicitar aos candidatos que se cadastrem via WhatsApp, escaneando o QRCode que direciona diretamente para o nosso chatbot", diz Marcia.
Para as vagas de atendente, os candidatos devem estar cursando o ensino fundamental. No caso de coordenador, é necessário que estejam cursando ou tenham concluído o ensino superior. Já para as vagas de gerente, o requisito é ter o superior completo.
As vagas para coordenador e gerente exigem experiência de no mínimo um ano na função e são para trabalhar no período diurno ou noturno. Já para os cargos de atendente, não é necessário ter experiência.
Fonte: IG Economia