Domingo, 14 de Julho de 2024

AGRO & ECONOMIA Segunda-feira, 10 de Julho de 2023, 18:04 - A | A

Segunda-feira, 10 de Julho de 2023, 18h:04 - A | A

NA EXPOAGRO

Feira da Agricultura Familiar e Turismo Rural começa nesta segunda-feira

Espaço terá produtos diversos de agricultores familiares, artesanato e roteiro turístico rural

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

Com a participação de 54 expositores, a terceira edição da Feira Estadual da Agricultura Familiar e Turismo Rural (Feaftur) abre seu espaço para o público, nesta segunda-feira (10), durante a 55ª ExpoAgro 2023, no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá. A feira é promovida pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf). A exposição, que segue até domingo (16), terá um espaço de 600 metros quadrados dividido entre agricultores familiares e comerciantes.

Durante os dias de evento, os visitantes irão conhecer o Projeto Natural do Campo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e serão comercializados produtos da agricultura familiar da baixada cuiabana e outros municípios, sendo alguns com assistência técnica da Empaer, como mandioca, abóbora, alface, couve, abacaxi, cebolinha, maxixe, quiabo, rúcula, jiló, pimenta, quiabo e tomate.  Terá ainda doces, licores, queijos, xarope, temperos, derivados da banana (doces, salgados, frita, chips), salames, linguiça, geleias, bolos, pães, rapaduras, farinhas de vários sabores, café orgânico, mel, própolis, produtos agroecológicos, artesanatos, mudas frutíferas, ornamentais e nativas, fertilizante orgânico e energia solar.

Entre os expositores, uma equipe da Empaer irá apresentar os trabalhos desenvolvidos nos municípios e comunidades rurais de fomento ao turismo rural. Exemplo da Trilha Chapadão dos Parecis e Caminhada na Natureza, desenvolvido pelo técnico Rafael Simões, em Nortelândia.  Outra referência será o projeto Caminhos do Morro, pela técnica Ludmila Bodnar junto com as empreendedoras Mirian Ferraz e Edna Lopes, que irão divulgar seus produtos: Rancho Epona, Trilha Pirâmides dos Desejos, Desafio dos 100 Km no entorno e subida do Morro de Santo Antônio, Recanto do Jaó e café da manhã.

Um espaço foi reservado para expositores que produzem artesanato, como pano de prato, toalhas, crochê, arranjos, tapetes bolsas, oratório, arranjos, espelhos emoldurados, pilão, fruteira, vaso, gamela, colher de pau, pilãozinho, jarro, imagem de arte sacra, entre outros.

 

Nesta edição estão participando os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger, Gaúcha do Norte, Alta Floresta, Nortelândia, Cáceres e São José do Rio Claro.

A 3ª edição da Feaftur conta com apoio institucional do Governo do Estado, Sindicato Rural de Cuiabá, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famto), Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Prefeitura de Cuiabá, Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Universidade Federal de Mato Grosso, Famato e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio).