Sábado, 05 de Outubro de 2024

AGRO & ECONOMIA Terça-feira, 13 de Março de 2018, 12:56 - A | A

Terça-feira, 13 de Março de 2018, 12h:56 - A | A

SUSTENTABILIDADE

Instituto fortalece trabalho com cadeias socioprodutivas de Mato Grosso

Da Redação

O Instituto Centro de Vida iniciou neste mês um novo projeto para incentivar práticas de produção sustentável para a agricultura familiar do Norte e Noroeste de Mato Grosso. Nos próximos dois anos e meio, o ICV vai apoiar cerca de 20 associações e cooperativas de agricultura familiar de Mato Grosso a desenvolverem suas cadeias socioprodutivas de forma sustentável.  

 

O projeto, chamado Redes Socioprodutivas, tem apoio do Fundo Amazônia e vai atuar nos municípios de  Alta Floresta, Colniza, Cotriguaçu, Nova Bandeirantes e Nova Monte Verde. “Queremos construir um território livre de desmatamento, com qualidade de vida e mais renda para a agricultura familiar”, afirma  Renato Farias, diretor executivo do ICV.  

 

O início do projeto aconteceu em uma reunião com mais de 40 lideranças das associações de agricultores e assentados, além de 15 técnicos do ICV no dia 1º de março. O encontro foi um primeiro intercâmbio de ideias e apresentação dos objetivos e metodologia de trabalho do projeto.  

 

O trabalho vai abranger a cadeia socioprodutiva como um todo, envolvendo não apenas as comunidades rurais, mas também os elos do setor privado, as políticas públicas e os consumidores. “É uma oportunidade, junto ao Fundo Amazônia, de incentivar práticas sustentáveis de produção que agreguem valor e qualidade aos produtos da agricultura familiar”, explica Renato, acrescentando que o projeto ajudará a consolidar o trabalho territorial que o ICV já desenvolve no Norte e Noroeste de Mato Grosso.  

 

As ações do projeto se desenvolverão em duas frentes de trabalho: uma voltada para a produção de babaçu e castanha-do-Brasil e outra com hortifruti-granjeiros, cacau, café e leite. A intenção é que as regiões abrangidas pelas ações do projeto sejam reconhecidas como territórios de produção agropecuária socialmente inclusiva e livre de desmatamento.  

 

“Neste dois anos e meio, nós esperamos que os grupos de agricultores e organizações tenham seus processos de gestão bem estabelecidos e avançados. Queremos incentivar a preferência pela produção coletiva, com critérios de sustentabilidade, e relações cada vez mais próximas com o mercado justo e os consumidores”, aponta Renato.  

 

O novo projeto dá continuidade ao trabalho realizado pelo Instituto Centro de Vida (ICV) com pequenos produtores rurais no Norte e Noroeste de Mato Grosso. A iniciativa teve início em 2007 e foi fortalecida com o projeto Cotriguaçu Sempre Verde no município de Cotriguaçu entre 2011 e 2015. “Para nós, esta é a oportunidade de darmos continuidade ao fortalecimento a agricultores com foco na melhoria dos arranjos produtivos locais”, aponta Renato.