Sábado, 18 de Maio de 2024

AGRO & ECONOMIA Quinta-feira, 11 de Janeiro de 2024, 16:02 - A | A

Quinta-feira, 11 de Janeiro de 2024, 16h:02 - A | A

INFRAESTRUTURA

Mutirão rural realizou mais de 50 mil atendimentos em 2023

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), levou 53.213 atendimentos de saúde, cidadania e lazer através do Programa Mutirão Rural para comunidades, incluindo algumas indígenas, de nove municípios do estado em 2023, em parceria com Sindicato Rural, órgãos públicos estaduais e prefeituras.  

O programa oferece infraestrutura para a realização do projeto por meio de Unidade Móvel de Saúde e veículo de apoio.  No ano passado foram prestados mais de 20 serviços, entre eles:  emissão de documentos, oficinas e palestras técnicas ministradas por instrutores credenciados junto ao Senar-MT, atendimentos de saúde, atividades educativas e orientativas, corte de cabelo, entre outros.

“O sucesso contínuo do Programa Mutirão Rural, conduzido pelo Senar Mato Grosso, “um braço essencial da Famato”, confirma o compromisso em qualificar e melhorar a vida da população rural, normalmente localizadas em regiões de difícil acesso, oferecendo serviços essenciais de saúde, cidadania e lazer. Não poderia deixar de citar e agradecer às parcerias públicas e privadas que tornam esse projeto possível. Juntos, fortalecemos o campo e promovemos um futuro mais próspero para todos”, detalhou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, Vilmondes Tomain.

Foram 38 edições do Mutirão Rural em Mato Grosso em parceria com Sindicato Rural , Prefeitura Municipal, Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania(Setasc), Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso(Detran-MT), Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso, Perícia Oficial   e Identificação Técnica( Politec), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Mato Grosso(Fetagri-MT),  Secretara Municipal  Assistência Social, Cartório Eleitoral, Indea-MT, Cartório Local, Secretaria Municipal de Agricultura, Secretária Municipal de Saúde, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) , Policia Militar e Sicred.

Para a coordenadora  de Promoção Social do Senar-MT , Nadja Paixão, o  objetivo do “Mutirão Rural” é conectar empresas e pessoas, dessa forma melhorando a vida da população rural do estado.

Regionais do Senar-MT que receberam o programa: Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Campo Novo do Parecis, Confresa, Canarana, Juína, Sorriso, Alta Floresta e Barra do Garças.