Sexta-feira, 24 de Maio de 2024

ARTIGOS Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2022, 11:35 - A | A

Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2022, 11h:35 - A | A

Francisney Liberato

Confie em Deus

Confiança não é algo fácil para conversar abertamente, ainda mais vivendo em um país como o Brasil. Será que confiar é fácil? Baseado na vida e no país em que estamos vivendo, creio que não seja nada fácil confiar.

Como nós brasileiros podemos confiar nas instituições públicas? O índice de corrupção do Brasil é um dos maiores do mundo. A corrupção está alastrada em todos os entes políticos, órgãos públicos e nas empresas privadas.

O tal do “jeitinho brasileiro”, já não é algo correto, mas sabemos que o brasileiro aprecia ganhar vantagens em tudo que se dispõe a fazer. Não é correto da mesma forma exceto se de forma lícita.

Confiar não é fácil, ainda mais em um mundo como o nosso, onde o filho mata o pai; o pai trai a mãe; as pessoas compram carteira de motorista; os indivíduos sonegam impostos etc.

Se eu pedir para uma criança qualquer subir ao topo de uma árvore, e eu ficar embaixo, e disser a ela: “Pule! Pode pular que eu vou te segurar”, você acha que a criança vai pular? Eu creio que não, uma vez que essa criança não me conhece e muito menos confia em mim.

Um outro cenário. O pai faz um pedido para o filho subir ao topo da árvore; depois, ele embaixo, fala para o filho: “Pode pular que papai vai te segurar”. Você acha que ele vai pular? Eu creio que sim. Sabe por quê? Porque o filho conhece e confia no pai.

Muitas pessoas dizem que não confiam em Deus, que Ele não existe e que não é um deus de verdade. Ledo engano. Deus existe, independentemente se você acredita ou não. Isso é fato e ponto.

Para confiar em Deus de modo verdadeiro, é indispensável que você possa conhecê-lo profundamente, não apenas de forma superficial.

Se conhece, confia. Se não conhece, desconfia. A lógica é a mesma para os nossos relacionamentos. Quanto mais eu me aproximo de alguém e o conheço, a probabilidade de eu confiar nele(a) é muito maior.

Moisés teve que confiar em Deus para atravessar o Mar Vermelho conduzindo milhões de pessoas do povo de Israel. O paralítico teve que andar, quando Cristo disse para que ele se levantasse. Se conhece, confia, do contrário, não confia.

Confiar em Deus quando tudo vai bem é fácil; agora, confiar quando tudo vai mal, é nessas horas que a nossa fé é provada.

Conheça e confie em Deus, pois Ele conhece o nosso coração e sabe fazer o melhor para cada ser humano. Quem conhece, confia, e quem confia, entrega, e quem entrega, descansa. Aprenda diariamente a confiar nEle que o mais Ele fará.

Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência”, “Legado”, “Liderança”, “Ansiedade”, “Mude sua vida em 50 dias Premium” e “Inteligência emocional”.