Quarta-feira, 24 de Julho de 2024

ARTIGOS Segunda-feira, 27 de Novembro de 2023, 09:03 - A | A

Segunda-feira, 27 de Novembro de 2023, 09h:03 - A | A

Francisney Liberato

Distrações

Em um ambiente de trabalho, o silêncio é extremamente necessário, pois só assim é possível fazer o que deve ser feito da melhor maneira. Tudo o que você fizer na sua vida, especialmente algo que envolve a comunicação, como no caso do local de trabalho, demanda maior atenção.

  Você não pode fazer seu trabalho em um local onde a comunicação seja ruim ou que não tenha o silêncio necessário para que possa se concentrar, pois é certo que terá dificuldades e correrá um grande risco de entregar um trabalho malfeito ou não entregar trabalho nenhum.

  Por exemplo, no meio de uma reunião de trabalho, algo que demanda bastante atenção, o telefone toca; é certo que as pessoas irão se desconcentrar, o locutor pode perder o fio da meada, você pode se perder também e, com certeza, a comunicação da reunião será afetada, pois ela será interrompida.

  Ao nos comunicar, devemos planejar o que vai ser redigido, organizando coisas como: a disponibilidade dos ouvintes e a adequação de um local. Assim, não haverá interferências e a comunicação não será prejudicada.

  Mas não são apenas as influências externas que podem afetar a comunicação. Muita coisa vem de nós mesmos e precisamos saber como lidar, o que fazer e o que não fazer quando estivermos fazendo algo que requeira a nossa profunda concentração.

  Atitudes como: conversar, olhar as redes sociais, checar os e-mails que não são relacionados com aquilo que deve fazer, procrastinar, passear por sites não relacionados ao que você precisa fazer, dentre outras, são situações que nos tiram o foco e fazem com que não nos esforcemos o suficiente para aquilo que é importante e que deve ser realizado.

  Portanto, em tudo o que precisar fazer, faça com vontade e determinação. Nunca se esqueça do foco. Sua atenção vale ouro e a falta dela faz com que você se prejudique no presente e no futuro.

Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros:“Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência”, “Legado”, “Liderança”, “Ansiedade”, “Mude sua vida em 50 dias Premium”, “Inteligência Emocional”, “Manual do Concurseiro”, “Sabedoria”, “Discípulos” e “Educação Financeira“.

http://www.francisney.com.br