Sexta-feira, 12 de Julho de 2024

ARTIGOS Segunda-feira, 12 de Junho de 2023, 17:03 - A | A

Segunda-feira, 12 de Junho de 2023, 17h:03 - A | A

FRANCISNEY LIBERATO

Estude sem contraindicação

Estudar nunca é demais e é completamente necessário, para que você se alimente de dados e informações, os quais serão relevantes para a sua palestra.

A partir do momento em que você aceita um convite, mãos à obra, isto é, dedique-se ao estudo do tema que se propôs ministrar. Esquematize a fala, treine a oratória e utilize-se de técnicas de memorização.

Mesmo que você seja especialista no assunto, jamais se esqueça de estudar, pesquisar e relembrar o conteúdo. Isso faz parte do planejamento de uma palestra. É necessário estruturar um roteiro, com todos os detalhes, mesmo que você seja um expert no assunto sobre o qual discorrerá, cuidando para não desprezar a etapa do planejamento que é de suma importância.

Se você já ministrou outras palestras com o mesmo tema, entendo que precisará dedicar menos tempo aos estudos, diferentemente do tempo dedicado quando palestrou a primeira vez sobre o mesmo tema. Todavia, para garantir mais segurança, use e abuse de conteúdos que poderão dar um toque diferenciado na apresentação. A utilização de dinâmicas, por exemplo, no sentido de trazer novidades à mesma palestra, vai servir de estímulo para você, e isso refletirá nos seus ouvintes.

Na minha rotina como palestrante, eu costumo organizar o estudo da seguinte forma: 1 – definição do tema; 2 – disposição de tópicos indispensáveis da palestra; 3 – utilização da estrutura básica: introdução, desenvolvimento e conclusão; 4 – muita leitura; 5 – pesquisas; 6 – organização da síntese dos textos lidos; 7 – memorização dos textos lidos; 8 – caso necessário, utilize testes, técnicas do conteúdo, exercícios, dinâmicas e vídeos, enfim.

Independente se você domina ou não o assunto da palestra, é essencial fazer um planejamento, treino, repetição da fala, dessa forma, você terá uma apresentação de sucesso. Não há contraindicações para o estudo. Avante!

Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência”, “Legado”, “Liderança”, “Ansiedade”, “Mude sua vida em 50 dias Premium”, “Inteligência Emocional”, “Manual do Concurseiro” e “Vade Mecum: Tribunal de Contas de Mato Grosso”.