Quarta-feira, 24 de Julho de 2024

ARTIGOS Quinta-feira, 09 de Março de 2023, 18:49 - A | A

Quinta-feira, 09 de Março de 2023, 18h:49 - A | A

MÊS DA MULHER

Grupo Pereira lança turma da Escola de Formação Gerencial exclusiva para mulheres

A meta é que 40% dos cargos de liderança sejam ocupados por mulheres até 2024. Atualmente esse número é de 32%, acima da média do varejo que é de apenas 16%

Da Redação do O Bom da Notícia/Com Assessoria

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Grupo Pereira, sétimo maior grupo supermercadista do país, inicia a 6ª edição da Escola de Formação Gerencial (EFG) com uma turma voltada exclusivamente p mulheres. A iniciativa, que integra a estratégia ESG do Grupo no pilar Diversidade, tem como objetivo estimular a promoção feminina em cargos de liderança dentro da empresa. As aulas começarão em abril e se estenderão até setembro.

Assim como em vários setores, nos quais os cargos mais altos são ocupados predominantemente pelos homens, o de varejo não foge à regra. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Mulheres do Varejo (IMDV), divulgada em 2022, aproximadamente metade dos profissionais do comércio são mulheres entretanto, apenas 16% estão nos cargos de liderança. No Grupo Pereira, esses números vêm melhorando a cada ano: hoje, 52% dos 17 mil colaboradores da empresa são do sexo feminino e 32% ocupam cargos de liderança.

De acordo com Simone Cotta, gerente de Comunicação Corporativa e ESG do Grupo Pereira, as discussões e ações que a empresa vem implementando têm trazido resultados concretos. “Hoje são 32% de mulheres líderes e a meta é 40% dos cargos de liderança sejam ocupados por mulheres até 2024. A forte presença feminina tem sido uma realidade dentro do Grupo e pretendemos aumentar ainda mais esse percentual com ações afirmativas e iniciativas para potencializar as suas carreiras. Nossa intenção é desenvolvê-las pessoal e profissionalmente, contribuindo para os resultados e para os negócios do Grupo Pereira”, afirma.

Uma dessas iniciativas é a Escola de Formação Gerencial (EFG) exclusiva para mulheres, voltada para quem tem seis meses de empresa, ocupa cargos como Compradora, Encarregada Regional, Encarregada Operacional/Subgerente ou Coordenadora Regional e possui ensino superior em curso ou completo. Durante os meses de duração da EFG – as aulas terão início em abril, acontecerão de forma virtual e um encontro presencial no encerramento, em setembro, em Campo Grande (MS) –, as colaboradoras participarão de uma extensa programação, organizada pela equipe de Gente & Gestão do Grupo, como workshops, treinamentos comportamental e técnico, execução do PDI e muito mais. Serão meses de imersão para que possam ocupar os cargos de gerência dentro do Grupo Pereira.

“São muitos os desafios dentro do varejo e a liderança é uma delas. É primordial que as mulheres ocupem os cargos e sejam modelos profissionais para as suas equipes e, para isso, é preciso gerar conhecimento, reavaliar sempre os processos e práticas para que tenhamos um ambiente cada vez mais igualitário e, assim, valorizar a liderança feminina. Trabalhar a diversidade hoje é essencial e o Grupo Pereira acredita nisso”, diz Simone Cotta.

Exemplos

Neste cenário das lideranças da empresa Izilda Maria da Silva ocupa o cargo de alto nível, Gerente Regional de Operações da Rede de Supermercados Comper em Mato Grosso, há dez anos, liderando um time de aproximadamente 2.000 funcionários. Ela começou sua carreira no grupo como estagiária há 18 anos. Sua trajetória de sucesso se deve a sua perseverança e ousadia. A sua rotina de trabalho é intensa e dinâmica. “O dia a dia é desafiador e para mulher ainda mais, principalmente neste segmento onde há poucas mulheres atuantes. É necessário ter foco, ficar atenta às mudanças do mercado, agir rápido, ser enérgica sem perder a delicadeza feminina”, ressaltou. Para ela uma das conquistas da mulher será quando puder atuar em qualquer cargo por competência, sem julgamentos. 

Quem também abraçou a oportunidade foi Suelen Madalene que trabalha na rede Comper há 13 anos. Ela conquistou a gerência e revela que sua inspiração para obter sucesso no seu dia-a-dia é a gerente Regional Izilda, pois é uma mulher empoderada. Ela começou como operadora de caixa, ao longo do tempo foi subindo de cargo, fazendo os cursos e treinamentos internos até que foi convidada para fazer a Escola de Formação Gerencial (EFG). E há 3 anos foi promovida à gerente. Começou na loja da Prainha e há oito meses foi para a loja do Jardim Itália. Ela disse que ama e tem muito prazer no seu trabalho. "A empresa me deu muitas oportunidades e eu fui abraçando, ainda tenho muito que aprender e quero continuar crescendo dentro da empresa”, enfatizou.