Terça-feira, 23 de Julho de 2024

ARTIGOS Segunda-feira, 24 de Abril de 2023, 15:40 - A | A

Segunda-feira, 24 de Abril de 2023, 15h:40 - A | A

FRANCISNEY LIBERATO

Vale a pena falar em público?

A comunicação é a matéria-prima das boas relações, abre portas para as oportunidades e quebra os muros do preconceito

Por todos os aspectos que envolve falar em público, dentre as diversas técnicas a serem apreendidas e aplicadas, você entende que vale a pena falar e ser um orador?

Falar em público é um grande desafio para sua vida. Ter desafios na vida é muito importante, pois eles nos provocam e fazem com que saiamos da zona cinzenta do conforto e do comodismo. Quando somos desafiados, a nossa atenção e concentração aumentam sobremaneira e, por consequência, ganhamos mais foco.

Crescimento pessoal. Crescer sempre é bom e vale a pena. Desenvolver uma nova habilidade e utilizar a nossa capacidade máxima cerebral, isto é, o lado racional e emocional do cérebro.

Conexão com as pessoas. Falar em público vai lhe proporcionar maior conexão, contato e network com os indivíduos. Dessa forma você estará aumentando o seu campo de contatos e de visão. Relacionar-se com pessoas da mesma área de atuação é relevante, e contatos com pessoas de outras áreas também acrescentarão conhecimentos, experiências e interações.

Você estudará mais. A partir do momento em que você aceitar falar em público, é certo que o seu foco se concentrará nisso e, por inferência, você se dedicará mais aos estudos, pesquisas, testes, técnicas e conhecimento de forma geral. Isso é salutar, visto que, mesmo com uma rotina cheia de atividades, você estará turbinando o seu cérebro com conhecimentos.

Melhora a sua performance em entrevistas de emprego. O mercado de trabalho brasileiro está extremamente concorrido e, quanto mais aprendemos novas habilidades, os benefícios são colhidos. Em uma entrevista de emprego, caso você tenha costume de falar em público, saiba que lhe promoverá mais segurança e tranquilidade para falar o indispensável de forma assertiva, uma vez que o tempo das entrevistas é curto. Apenas apresentar o currículo, mesmo que seja robusto, não quer dizer que você será o selecionado para ocupar o cargo.

Crescimento na carreira profissional. Para ter sucesso e ascender na sua vida profissional, a oratória compõe uma base. Saber se comunicar bem com as pessoas, saber dirigir reuniões, todos esses aspectos estão ligados diretamente com a oratória. Você ganhará destaques e será lembrado quando surgir uma vaga no cargo de liderança. Se você está empregado, atente-se para a minha dica: invista na oratória o quanto antes. Cedo ou tarde, você irá precisar dela. Quem sabe falar em público tem boa desenvoltura e mais sucesso.

Nas apresentações de trabalhos na escola. Indiscutivelmente as técnicas de oratória estarão lhe oferecendo grandes resultados nas apresentações de trabalhos em sala de aula, desde a educação básica até o ensino superior. Você ganhará destaques como aluno a partir do momento em que se utilizar das técnicas de comunicação na sala de aula.

Prova oral de concurso público. Alguns concursos utilizam-se da prova oral como avaliação, e neste caso não adianta apenas conhecer as matérias teóricas, sair bem nas provas objetivas e subjetivas. No momento da prova oral, seja para responder perguntar subjetivas ou para realizar a apresentação de um assunto, se você não conseguir expressar-se corretamente poderá perder a grande chance de galgar espaço em sua aprovação no certame.

Desenvoltura diante de câmeras e redes sociais. Como atualmente muitas pessoas estão conectadas nas redes sociais, ter uma boa oratória vai ajudar você a gravar vídeos, stories para suas redes sociais. Você estará prestando mais atenção na sua escrita e também se comunicando melhor em vídeos, quer como usuário normal, youtuber ou influenciador digital, dentre outros.

Falar em público nunca foi tão importante como nos dias atuais. Esses são apenas alguns exemplos para demonstrar que a utilização da oratória está intimamente ligada ao nosso dia a dia, seja no âmbito pessoal ou profissional. Enfim, me resta apenas influenciá-lo para o melhor, ou seja, invista na oratória.

Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência”, “Legado”, “Liderança”, “Ansiedade”, “Mude sua vida em 50 dias Premium”, “Inteligência emocional” e “Manual do Concurseiro”.