A primeira-ministra britânica, Theresa May, vai anunciar nesta segunda-feira (10) o adiamento da votação do acordo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, que estava prevista para terça-feira (11). A informação é da rede de televisão britânica BBC.
May tenta uma manobra para evitar o que seria uma derrota certa no Parlamento. Durante a apresentação do plano na Câmara dos Comuns, o acordo proposto em novembro sofreu críticas inclusive de integrantes do Partido Conservador, do qual a premiê faz parte.
Desde que o acordo com a União Europeia foi fechado, cinco ministros do gabinete de May pediram demissão por discordarem da proposta. A maioria considerou que o texto faz muitas concessões ao bloco.
Mais cedo nesta segunda-feira, o Tribunal de Justiça da União Europeia afirmou que o Reino Unido pode abandonar unilateralmente o processo do Brexit – hipótese considerada menos provável, mas levantada inclusive por integrantes do gabinete de May e pela primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon.