O presidente norte-americano Donald Trump disse que não vai fazer acordo com os democratas sobre o DACA, o programa que protege jovens imigrantes que vivem nos Estados Unidos. Ele utilizou sua conta no Twitter para isso.
“Os Agentes de Patrulhamento de Fronteiras não estão autorizados a fazer o seu trabalho corretamente na Fronteira por causa de leis liberais ridículas”, afirmou Trump. “[Está] ficando mais perigoso. "Caravanas" chegando. Os republicanos devem ir para a Opção Nuclear para aprovar leis rigorosas AGORA. SEM ACORDO DO DACA!”, completou. Na sequência, ele também exigiu a construção imediata do muro.
Ele garantiu ainda que vai cortar os financiamentos do México, se o país não se comprometer a auxiliar na patrulha da fronteira.
A "opção nuclear" citada por Tump permitiria que uma simples maioria avançasse em uma medida no Congresso. Ano passado, ele já havia tentando utilizar esse artifício, pedindo que o Congresso passasse a uma maioria simples para aprovar leis de saúde e reforma tributária.
O republicano Mitch McConnell, líder da maioria no Senado, declarou enfaticamente que é contra as mudanças nas regras do Senado para iniciar uma opção nuclear para a obstrução legislativa.