Quarta-feira, 17 de Julho de 2024

CIDADES Segunda-feira, 07 de Agosto de 2023, 10:23 - A | A

Segunda-feira, 07 de Agosto de 2023, 10h:23 - A | A

EM SETEMBRO

22ª edição da mostra audiovisual da UFMT lança laboratório de projetos

Da Redação do Bom da Notícia com Assessoria

Principal janela para a produção latino-americana independente em Mato Grosso, a Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL) chega à 22ª edição entre os dias 27 de setembro e 01 de outubro no Teatro da UFMT. A grande novidade deste ano é a frente de atuação inovadora da Mostra, a Maual Lab, um laboratório de desenvolvimento de projetos audiovisuais com consultorias gratuitas e premiação para realizadores que atuam no estado. Interessados podem se inscrever a partir desta segunda-feira (07/08), até o dia 31 de agosto.

A Maual Lab irá selecionar 08 projetos de curta-metragem universitários e independentes de ficção e documentário em fase de desenvolvimento e temática livre. Os selecionados serão contemplados com três consultorias gratuitas com renomados profissionais do audiovisual brasileiro nas áreas de: Pesquisa e Roteiro, com a roteirista, diretora e produtora baiana Sofia Frederico e a documentarista mato-grossense Danielle Bertolini; Produção, com o roteirista e diretor Sérgio de Carvalho, vencedor do Festival de Gramado; e Pitching, com o produtor gaúcho Beto Alberto.

Além de receberem as consultorias, os projetos contemplados pelo laboratório também concorrem ao Prêmio Maual Lab, que engloba um pacote de serviços para realização da obra audiovisual nas etapas de produção e pós-produção. O vencedor será escolhido em sessões de Pitching por um júri formado por profissionais brasileiros vinculados às áreas de produção.

Realizada pelo Cineclube Coxiponés através da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT, a Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL) é um evento importante no circuito de exibição da produção audiovisual independente de curta duração, além de vitrine para a produção audiovisual universitária brasileira e latino-americana. No audiovisual mato-grossense, marca um espaço essencial na formação e revelação de novos talentos.

Em 2023, a MAUAL traz como temática “Miradas e Memórias Latino-Americanas”. Um título que “celebra e provoca acerca de nossas origens, nossa diversidade cultural e de nossos múltiplos olhares que tecem uma memória coletiva e projetam futuros”.

Profissionalização e empreendedorismo

Como já é tradição, a 22ª MAUAL contará com oficinas, painéis, bate-papos, shows, mostra competitiva e noite de estreias no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e outros espaços do campus em Cuiabá. Dentro da programação, o Maual Lab é uma iniciativa patrocinada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT), que busca desenvolver a profissionalização e o acesso de realizadores do estado de Mato Grosso ao mercado audiovisual.

Segundo Sara de Paula, analista em Economia Criativa do Sebrae Mato Grosso, integrar a MAUAL em sua 22ª edição é, além de somar a um evento tradicional e significativo para o audiovisual em Mato Grosso, é apostar no fortalecimento do setor pela perspectiva do empreendedorismo.

"A Maual Lab é a materialização do desejo de potencializar a atitude empreendedora dos agentes criativos vinculados ao audiovisual. Vale destacar que no Mato Grosso, segundo o Painel de Dados do Itaú Cultural, são aproximadamente 969 microempreendedores que atuam no segmento audiovisual, logo, iniciativas como a Maual Lab são fundamentais para potencializar a distribuição e acesso a mercado desse grupo e, para o Sebrae, é importante fazer parte desse processo de transformação."

Para Letícia Capanema, supervisora do Cineclube Coxiponés e coordenadora da Mostra, "a Maual Lab chega em um momento oportuno de efervescência de projetos audiovisuais independentes e universitários e também de grandes expectativas com as políticas públicas de fomento à cultura. A partir da parceria com o Sebrae-MT e com a produtora executiva da Maual, Danielle Bertolini, esperamos que a 22ª edição deixe um legado profícuo para o setor audiovisual do estado, com um grupo de projetos desenvolvidos, além de diretores e roteiristas prontos para executarem suas ideias."

As consultorias do Maual Lab são restritas aos projetos selecionados e serão realizadas nos laboratórios do Departamento de Comunicação, localizados no segundo andar da Faculdade de Comunicação e Artes da UFMT, entre os dias 27 e 30 de setembro, dentro da programação da 22ª MAUAL. A Sessão de Pitching é aberta ao público e ocorrerá no Teatro da UFMT, na tarde do dia 30 de setembro.

Conheça os consultores do Maual Lab:

Danielle Bertolini, reconhecida documentarista mato-grossense, realizadora de obras como “Filhos da Lua na Terra do Sol” (2016), “Mulheres Xavante Coletoras de Sementes” (2020), “Escutando e Vendo” (2021) e idealizadora do Festival de Cinema Feminino Tudo Sobre Mulheres, conduzirá as consultorias de Pesquisa e Roteiro para curtas documentários.

A roteirista, diretora e produtora baiana Sofia Frederico prestará consultoria para Pesquisa e Roteiro para curtas de ficção. Sofia é diretora da série de ficção "Tabuh!" (Futura/ Globoplay) e está em pré-produção do longa de ficção "Tempo Meio Azul Piscina", roteiro contemplado com o Prêmio Cabíria em 2019.

Sérgio de Carvalho, diretor e roteirista vencedor do Festival de Gramado com o longa "Noites Alienígenas", fará a consultoria de Produção. Sérgio já escreveu, dirigiu e produziu diversos curtas e séries, dentre eles o curta “Empate” (2019) e as séries “Nokun Txai - Nossos Txais” (2018) e “Alimentando a Alma” (2022).

Já o produtor gaúcho Beto Alberto ministrará as consultorias de Pitching. Criador da BR Audiovisual e sócio-diretor da Panda Filmes, produtora e distribuidora audiovisual brasileira, Beto atuou em mais de 26 longas como roteirista, produtor e diretor. Seus últimos trabalhos são Casa Flutuante (2021/2022), drama social coproduzido com Portugal, em lançamento, e "Terra Zero" (2020/2022), longa de sci-fi derivado da série “Oxigênio”.