Sábado, 05 de Julho de 2025

CIDADES Sexta-feira, 18 de Agosto de 2023, 10:50 - A | A

Sexta-feira, 18 de Agosto de 2023, 10h:50 - A | A

"O AMOR ME VENCEU"

André D’Lucca garante que só venceu a depressão e a tentativa de suicídio porque foi muito amado

Luciana Nunes/ O Bom da Notícia

Em um bate-papo descontraído, com direito a muitas risadas, nesta quinta-feira (17) no Cast do Bom do site O Bom da Notícia, o ator  André D’Lucca disse que o carinho dos fãs e amigos foram fundamentais para que vencesse a depressão, em um dos momentos mais difíeceis de sua sua vida.

Vale lembrar que em 2019, o ator foi internado por 22 dias com quadro de desnutrição e depressão, chegando até mesmo a ficar por um bom tempo em uma UTI.

“O amor me curou. Eu não sabia que eu era tão querido e amado. Eu recebi neste período muito amor, muito carinho que, inclusive, nunca tinha visto antes, nem sei se acreditava que isto pudesse existir. Isso me deu forças que eu nem imaginava. Eu nunca pensei que chegaria nesse ponto em 2019, jamais imaginei que uma depressão pudesse me jogar no fundo do poço: parei de comer, beber água, briguei com Deus, só queria morrer”, disse.

D'Lucca ainda apontou algumas situações que guarda como uma bela memória afetiva por espelhar, em um momento crítico de sua vida, que não estaria sozinho. Que era amado por seus alunos que durante dias fizeram vigília no pronto-socorro, por amigos que não sabia que eram, definitivamente, tão leais e amorosos e pelas milhares de orações recebidas.

Ao ainda lembrar de que na internação recebeu bençãos de católicos, evangélicos, umbandistas, enfim. “Eu recebi muito amor. Eu lembro que quando eu estava internado no pronto-socorro, em um daqueles dias, abri meus olhos e tinha alguém com a Bíblia nas mãos em cima de mim. Mesmo sem conseguir falar, fiz uma esforço gigantesco, pelo menos na minha cabeça, de agradecer. Pensei assim: gente eu preciso agradecer, ainda que eu não tenha dado conta de fazer este agradecimento porque estava sonolento, meio na terra, meio em outro lugar. Me visitaram evangélico, católico, umbandista,candoblécista, até um amigo meu que é ateu e que disse: não acredito em nada disso, mas ainda assim vim aqui para orar por você. Aliás, foram estas declarações de amor que me devolveram a vida, que me trouxe de volta. Até eu conseguir recuperar meu amor próprio e voar”, complementou.

Pautado nesta dor e na superação dela que André D’Lucca descortina sua vida no Projeto Fênix - uma peça que traz à tona estes momentos vividos por ele. Que mobilizou todo o Estado de Mato Grosso, entre artistas, jornalistas, estudantes, professores, políticos, pessoas comuns, inclusive, crianças.

Trata-se de um documentário e uma peça teatral, um monólogo, que serão apresentados no Teatro Cerrado Zulmira Canavarros, nesta próxima segunda-feira, dia 21 de agosto, às 20h, com relatos dele e de pessoas que vivenciaram esse período de quase morte do ator, em um exemplo de superação desse distúrbio mental comum e sério.

Veja a entrevista completa