Sábado, 20 de Julho de 2024

CIDADES Sábado, 30 de Setembro de 2023, 12:51 - A | A

Sábado, 30 de Setembro de 2023, 12h:51 - A | A

TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Canais da nova parabólica digital ajudam na reta final de estudos para o Enem

Redação do O Bom da Notícia com Assessoria

Faltando pouco mais de um mês para o Enem, chegou a época do ano em que os estudantes focam na revisão de todo o conteúdo aprendido durante os três anos de Ensino Médio. Para trazer um novo estímulo para a memória e o processo aprendizagem, nesse período, abordagens criativas de conteúdos didáticos e atualidades podem ser bons aliados do vestibulando.

O que muita gente não sabe é que a TV aberta disponibiliza diversos conteúdos educativos, de aulas com professores a programas específicos de História, Inglês e Biologia, por exemplo. Em rede nacional, emissoras como a TV Cultura, TV Brasil, TV Futura e Rede Vida Edu contam com programas de educação.

De segunda a sexta, a TV Cultura, por exemplo, exibe, às 5h30, o “Inglês com música”, que incentiva o aprendizado da língua inglesa de uma forma descontraída. Aos domingos, às 5h, o programa “Arte e Matemática” mostra as relações entre esses dois campos de saber. Há ainda o Telecurso do Ensino médio, de segunda à sexta, às 5h35, com teleaulas para jovens e adultos englobando matérias como Ciência, Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, História e Geografia. O canal é retransmitido via satélite por diversos canais públicos regionais.

Já a TV Brasil exibe aos domingos, às 19h30, o programa “Nossos Biomas”, que dedica cada episódio a um dos biomas brasileiros apresentando detalhes da biodiversidade brasileira. A programação segue com o “Mata Viva”, às 20h, uma série-documental sobre a Mata Atlântica. Para quem quer aprender sobre o passado, a dica é o “Históricas de Ferrovias”, que conta a história mundial através dos trilhos.

Nos canais locais, a TV Assembleia, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, transmite o “Palavra Literária”, que dá dicas de leitura de autores mato-grossenses e divulga eventos literários. O programa vai ao ar todo sábado, às 12h25.

Todos esses canais podem ser sintonizados pelo sinal da antena parabólica, que passa por um processo de migração no Brasil, da banda C para a banda Ku, em função do início da operação de liberação da tecnologia 5G no país. Como o sinal da nova tecnologia super veloz funcionará na frequência atualmente ocupada pela parabólica convencional, haverá interferências na transmissão televisiva. Quem não substituir o equipamento antigo terá interferência na recepção do sinal.

Os beneficiários de programas sociais do Governo Federal que têm uma parabólica antiga instalada e funcionando têm direito à instalação gratuita da nova parabólica digital. O agendamento da instalação é feito pela Siga Antenado, a Entidade Administradora da Faixa criada por determinação da Anatel é responsável por apoiar a população durante a migração do sinal. Para verificar se tem direito à troca gratuita da parabólica, é preciso acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404.

*Acessibilidade*

A nova parabólica digital oferece melhor som e imagem, além de mais acessibilidade para pessoas com necessidades especiais não ficarem de fora desse universo de aprendizagem. O equipamento conta com ferramentas de auxílio exigidas por lei, como legendas, audiodescrição e botões do controle remoto em relevo.