Sexta-feira, 04 de Outubro de 2024

CIDADES Segunda-feira, 19 de Março de 2018, 10:29 - A | A

Segunda-feira, 19 de Março de 2018, 10h:29 - A | A

LIMPE SEU NOME

CDL de Cuiabá alerta para golpe pelas redes sociais

Da Redação

Comissão de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) alerta para um golpe aplicado pela internet que promete limpar o nome sem precisar quitar as dívidas.   O golpe “Limpe seu nome e aumente sua pontuação de Score” não é novo na internet, mas ultimamente tem acontecido com frequência nas redes sociais. Antigamente o golpe era aplicado através dos e-mails mal-intencionados, agora as redes sociais, como Facebook, Twitter, entre outros, são os principais alvos.  

 

“A promessa chega via e-mail ou aparecem vários anúncios nas redes sociais, onde o remetente e/ou o administrador do link garante limpar o nome sujo da pessoa ou o CNPJ em um prazo curto de tempo por um valor acessível. E ainda, promete aumentar a pontuação do Score de Crédito, que é o resultado dos hábitos de pagamento e relacionamento do cidadão com o mercado de crédito, onde gera uma pontuação de 0 a 1000”, explica o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.  

 

Granja afirma ser impossível a realização dessa operação por um “funcionário do SPC ou Serasa” por esse tipo de contato e alerta a população que isso não passa de um golpe. “Não existe outra maneira de tirar o nome de bancos de dados como o SPC, se não pagando ou negociando a dívida diretamente com a empresa onde há a pendência ou com um representante legal”.  

 

O setor jurídico da entidade, representado pelo Dr. Otacílio Peron, também se pronunciou e explicou que só existem duas formas de se limpar o nome. “Procurar a CDL Cuiabá, pedindo um extrato e em seguida procurar a empresa credora para regularizar a dívida, se realmente existe a inadimplência. Caso a empresa não queira regularizar a situação, alegando que a dívida existe, o outro caminho é judicial”.  

 

Para Peron, a recomendação é procurar a empresa que registrou seu nome para negociar, que com certeza encontrarão um caminho muito mais rápido para a solução do problema.   “Não entre nesta fria que está estampada em mídias, pois é mais um golpe que está sendo aplicado em pessoas do bem”, finalizou. (Com informações CDL)